SpaceX faz novo voo teste da Starship, maior foguete do mundo

Starship é a aposta da Nasa para retornar à Lua. Os primeiros testes terminaram em explosões

Author Photo
10:00 am - 15 de março de 2024
SpaceX Fonte: Shutterstock

A SpaceX realizou com sucesso o lançamento do Starship, o maior foguete do mundo, nesta quinta-feira (14), nos Estados Unidos. Esta foi a terceira tentativa da empresa norte-americana, após as missões de abril e novembro de 2023 terminarem em explosões logo após a decolagem. 

O voo de teste não tripulado decolou às 10h26 da Starbase, o porto espacial da companhia em Boca Chica, no Texas, atingindo uma velocidade de 28.160 km/h. 

Leia mais: Espaçonave privada se prepara para o primeiro pouso lunar dos EUA desde 1972  

Após 2 minutos e 50 segundos de decolagem, o foguete completou a separação do propulsor Super Heavy, que caiu no Golfo do México. Os motores Ship 28 foram então acionados para impulsionar a espaçonave em sua trajetória suborbital sobre o planeta. 

“A Starship Raptor foi ativada durante a separação em um estágio quente. O Super Heavy está realizando a manobra”, confirmou a empresa. 

O plano original era que a nave continuasse em sua trajetória, com duração prevista de cerca de 1 hora, até pousar com a assistência de paraquedas no Oceano Índico, a 35 km da costa do Havaí, próximo à ilha de Kauai. 

Entretanto, o foguete perdeu o contato com os controladores, impossibilitando a confirmação do pouso. Mesmo assim, esta foi a viagem mais longa do Starship até o momento. 

Super foguete 

A NASA selecionou a espaçonave Starship para transportar astronautas à Lua em uma missão chamada Artemis III, marcando a primeira vez desde o término do programa Apollo, em 1972. 

Com uma altura de 120 metros, o Starship pertence à categoria de lançadores superpesados, capazes de transportar uma carga superior a 100 toneladas em órbita. Sua potência de decolagem é esperada para ser mais que o dobro do lendário Saturno V, o foguete do programa lunar Apollo, que media 111 metros. 

A Starship consiste em uma cápsula reutilizável com cerca de 50 metros de altura, que transporta a tripulação e a carga, localizada no topo do propulsor do primeiro estágio, o Super Heavy, com aproximadamente 70 metros de altura. 

*Com informações do SBT News 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.