Sonda chinesa retorna à Terra e China se torna primeiro país com amostras do lado oculto da Lua

Chang’e-6 pousou na Lua no último dia 2 de junho

Author Photo
3:34 pm - 25 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

A Chang’e-6, sonda chinesa, pousou hoje (25) com sucesso na Terra trazendo amostras da Lua, segundo a imprensa estatal. Com isso, a China se tornou o primeiro país a conseguir coletar amostras do lado oculto lunar e trazê-las para a Terra.

A sonda fez um pouso na região norte da China por volta das 14h06, pelo horário local (3h06, em Brasília). Entre a viagem de ida para a Lua e de volta para a Terra, a missão durou 53 dias.

No último dia 2 de junho a sonda pousou no lado oculto, na bacia e Aitken, uma das maiores crateras de impacto conhecidas no sistema solar. Com a ajuda de um braço robótico e de um perfurador, a Chang’e-6 coletou amostras da Lua e deixou o satélite natural dois dias após o pouso.

Leia também: SpaceX faz novo voo teste da Starship, maior foguete do mundo

Cientistas acreditam que a parte oculta da Lua, que nunca é visível da Terra, possui um grande potencial de pesquisa. Isso porque, diferentemente do lado que conseguimos ver, as crateras do lado oculto não estão cobertas por antigos fluxos de lava. O material coletado também poderá fornecer pistas de como a Lua se formou.

A China já havia colocado em 2019 uma nave espacial na face oculta da Lua, mas não recolheu nenhuma amostra.

Sob o comando do presidente Xi Jinping, o país tem dedicado um esforço considerável para realizar o “sonho espacial”. Na última década, o governo chinês fez grandes investimentos no programa espacial. O objetivo é desenvolver tecnologia suficiente para se aproximar de Estados Unidos e Rússia.

O país planeja, até 2030, enviar uma missão tripulada à Lua, além de construir uma base superficial no satélite natural.

*Com informações do G1

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.