Smart cloud e futebol: um jogo entre ataque e defesa na transformação digital

Até mesmo o futebol investiu em digitalização, com o uso de tecnologias de rastreamento de dados e análise estatística avançada

Author Photo
9:20 am - 10 de julho de 2023
futebol, tecnologia, esporte Imagem: Shutterstock

A pandemia serviu como um acelerador para a transformação digital de muitas empresas que, de um dia para o outro, tiveram que redefinir a forma de interagir com os clientes, de diferenciar suas ofertas e de manter a produtividade da força de trabalho mesmo à distância.

Mas à medida que saímos do período pandêmico, nos deparamos com um ambiente macroeconômico e sociopolítico ainda muito caótico, com guerra, escassez de energia, quebra de bancos e grandes empresas, só para mencionar alguns dos problemas que os líderes enfrentam em escala global. Nesse cenário, quem não evolui, fica para trás.

E essa necessidade de mudança acontece em todos os segmentos. Nos últimos anos, até mesmo o futebol investiu em digitalização, com o uso de tecnologias de rastreamento de dados e análise estatística avançada, permitindo uma tomada de decisão mais eficiente e em tempo real.

Uma forma de resolver os problemas comuns aos ambientes esportivo e corporativo é recorrer a jogadas estratégicas de ataque e defesa. Jogar no ataque consiste em investir no crescimento, capacitar uma força de trabalho híbrida e flexível, utilizar aplicações modernas e investir em serviços inovadores. Entretanto, esses aprimoramentos demandam grandes investimentos, e é nesse ponto que os líderes empresariais jogam na defesa, otimizando os seus gastos, reduzindo os custos e aumentando a resiliência.

Leia também: O desafio do gerenciamento de mudanças da IA generativa

A questão crítica é: como continuar a impulsionar o crescimento por meio da inovação digital e, simultaneamente, proteger uma organização contra riscos financeiros, tecnológicos ou empresariais?

Como resposta, reforço que uma mudança na estratégia inovadora, como investir em nuvem, pode ser a chave. Uma pesquisa realizada pela Vanson Bourne mostra que quase nove em cada dez empresas a nível mundial estão executando suas operações diárias em várias nuvens, e 95% delas consideram que uma arquitetura multi-nuvem é essencial para o seu sucesso empresarial.

Já outro estudo, divulgado pela The Harris Poll, mostrou que 86% dos líderes corporativos, profissionais e tomadores de decisão de TI em companhias de médio a grande porte dos EUA planejam aumentar investimentos em nuvem híbrida e em multi-cloud. Essa abordagem permite que as organizações acelerem a entrega de suas aplicações e migrações para ambientes em nuvem e capacitem sua força de trabalho híbrida.

Para aproveitar todo o valor de uma estratégia de várias nuvens e jogar, efetivamente, tanto no ataque quanto na defesa, as organizações devem adotar uma jornada smart-cloud. Mas o que isso significa?

Na sua essência, uma metodologia smart-cloud significa combinar as aplicações certas com a cloud certa e investir nas tecnologias que permitem às empresas gerir e operar de forma consistente nos seus vários ambientes nesse formato. De uma perspectiva ofensiva, uma abordagem smart-cloud permite que as organizações acelerem a entrega de novas aplicações para fazer crescer o seu negócio, ao mesmo tempo em que modernizam e automatizam toda a sua infraestrutura empresarial.

Igualmente importante, uma jornada smart-cloud concentra-se em capacitar uma força de trabalho distribuída, dando aos funcionários um acesso mais seguro e sem atritos às aplicações de que necessitam para se manterem ligados e produtivos. Do lado da defesa da equação, uma estratégia inteligente para a nuvem poupa dinheiro ao dar às organizações maior visibilidade e controle sobre os gastos com a nuvem e ao ajudá-las a tomar melhores decisões sobre quando, onde e como implementar ou migrar aplicações para esse ambiente.

Com a perceptibilidade e a criação de políticas consistentes que vêm com uma abordagem smart-cloud, as empresas podem obter maior segurança e reduzir o risco geral em toda a companhia.

Cada vez mais organizações estão reconhecendo que uma jornada smart-cloud é a forma mais eficaz de alcançar a sua transformação digital. Hoje, e no futuro, a nuvem está se tornando o modelo operacional padrão para as empresas.

*José Duarte é general manager da VMware Brasil

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.