Sindicato diz que CI&T reduziu drasticamente PLR de colaboradores
Em nota, a empresa afirma estar em conformidade com a legislação vigente
Na tarde de ontem (28), o Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados (Sindpd) afirmou em seu site que a CI&T causou frustração e perplexidade nos trabalhadores ao informar os valores que serão pagos do PLR 2023.
De acordo com a entidade, “sem a participação e negociação do Sindpd/SP, a companhia implementou o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), contrariando a decisão do Carf, que exige a participação da entidade sindical. A negociação sem participação do Sindpd resultou em uma redução drástica do PLR pago aos trabalhadores, passando de 52% do salário para meros 3%. Uma redução superior a 90%.”
O Sindicato ainda afirma que, segundo relato de trabalhadores, a CI&T justificou internamente a exclusão da participação sindical alegando discordância com a taxa negocial da PLR para os trabalhadores que não contribuem com a manutenção do Sindpd (6% do valor da PLR, limitado a 600 reais), processo que foi referendado recentemente pelo Ministério Público do Trabalho, uma vez que a cobrança só é realizada para quem não contribui para o Sindpd.
Em nota, a CI&T declara que todo o processo relacionado ao modelo de PLR da empresa de 2023 foi devidamente realizado em conformidade com a legislação vigente e a Convenção Coletiva, inclusive com o convite oficial para a participação dos respectivos sindicatos representativos de cada base da Companhia.
“Para garantir a plena compreensão e atender às necessidades de seus colaboradores, a CI&T está organizando uma série de ações internas. A CI&T reafirma o compromisso com a transparência, o cumprimento com a legislação e o respeito às instituições Sindicais, com diálogo constante e a busca contínua pela manutenção do bom relacionamento com todas as partes envolvidas”, diz a empresa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!