Serasa Experian cria novo DataLab para inspirar inovação

Author Photo
12:41 pm - 23 de novembro de 2017
DataLab Serasa Experian DataLab Serasa Experian

Pufes, ambiente aberto e espaço para jogos e descompressão. A Serasa Experian também está entrando na onda “cool” e, inspirada no conceito de startups, criou um novo laboratório de inovação no Brasil. Localizado na Vila Olímpia, um dos principais polos empresariais da cidade de São Paulo, o DataLab abrigará cerca de 50 cientistas de dados e engenheiros de software, focados no desenvolvimento de soluções com uso de big data e inteligência artificial para transformar dados em informações úteis para empresas e consumidores.

Segundo Paulo Melo, vice-presidente de relações institucionais, a previsão de investimento no espaço é de R$ 47 milhões em cinco anos. Com 700 metros quadrados, o lab segue o conceito dos outros dois DataLab criados pela companhia, em Londres, na Inglaterra, e San Diego, nos EUA. “Os laboratórios trabalham em conjunto, trocando informações e utilizando todos esses dados, transformando em informações que vão trazer benefícios não só para empresas, mas para a comunidade em geral”, explica Melo, durante coletiva de imprensa para inauguração do espaço nesta quinta-feira (21/11).

Atualmente são 20 profissionais trabalhando no local, todos liderados por Marcelo Pimenta, diretor responsável pelo DataLab no Brasil. Segundo o executivo, mais quatro cientistas de dados serão contratados nos próximos meses, além de três estagiários recrutados para o programa Summer Job, que ocorre de janeiro a março de 2018.

Pimenta comenta que, por ser um trabalho que demanda muito esforço e horas de dedicação, a intenção é que o profissional possa desenvolver seu trabalho em um local o mais confortável possível. “Ele pode jogar e descansar”, destaca. “O laboratório foi construído para mover rápido, ter novas fontes de dados e testar no mercado. Fazemos isso nos associando a empresas e startups”, define Pimenta.

Estrutura inovadora

O projeto arquitetônico do DataLab visa inspirar a inovação em cada colaborador. O ambiente é de fato diferente do habitual, sobretudo em empresas do setor de serviços financeiros. A começar pelas salas de reuniões, chamadas de garagem, que simulam o local onde muitas das startups de sucesso nasceram. “É onde as equipes se inspiram para as conclusões dos projetos”, destaca Pimenta.

A nomeação das salas é outro fato curioso. Com nomes como Iron Maiden, Pink Floyd, Queen e Led Zeppelin, os espaços homenageiam bandas preferidas da própria equipe.

Acima das salas – isso mesmo, acima delas, não em outro andar – está outra curiosidade do local: uma rede de 80 metros quadrados localizada sob o teto de vidro das “garagens”. E, para chegar lá, é necessário passar pelo “jungle”, espécie de escada formada por cadeiras para descanso. “É um espaço para isolamento, onde os profissionais podem se isolar para pensar nos projetos ou mesmo descansar”, afirma.

Quando o objetivo não for descansar, mas interagir, a Serasa Experian prepara uma varanda onde será instalada uma churrasqueira. Também com foco em descontração e bem-estar, foi criada a sala de descompressão, que conta com videogames – inclusive um joystick para jogos de corrida – e fliperamas. “Tudo foi feito para que a equipe se inspire”, lembra Pimenta.

Na prática

Um produto do DataLab que já está disponível é o RWA (Real World Analytics), lançado no primeiro semestre em parceria com a startup In Loco. A ferramenta utiliza dados de geolocalização e sócio demográficos para entender o comportamento do consumidor dentro e fora dos estabelecimentos comerciais.

Durante a inauguração do Lab, a empresa apresentou dados do primeiro trabalho realizado com o RWA: um estudo que revela o perfil de quem frequenta dois dos maiores centros de comércio popular da América Latina: região da Rua 25 de Março, em São Paulo, e região Saara, no Rio de Janeiro.

Para o estudo, a ferramenta utilizou dispositivos móveis de pessoas do local para identificar que tipo de público está frequentando. Em seis meses, foram considerados 28,8 mil celulares em São Paulo e 18 mil no Rio de Janeiro.

Entre outros resultados, a pesquisa mostra que 29,59% dos visitantes da Rua 25 de Março é composto pelo grupo Jovens Adultos da Periferia.

Segundo a empresa, esses dados não foram encomendados por nenhum cliente, mas o objetivo é mostrar o quanto o RWA pode ser um aliado de anunciantes para engajamento com a audiência certa, tornando campanhas mais inteligentes. “A ferramenta mostra que pode ser utilizada para diversos estudos desse tipo, usando mobilidade e dados para auxiliar empresas”, afirma Melo.

Já Pimenta complementa dizendo que o foco é ter uma ferramenta em que o cliente possa se perguntar: qual o principal ponto em que posso abrir um comércio em determinada cidade?

Coworking

Outra novidade do DataLab é o Sinergy, coworking de inovação para empresas que buscam desenvolver soluções de big data para aumentar competitividade de negócios. Segundo Pimenta, o foco da iniciativa é trabalhar temas trazidos por clientes, juntando sua base de dados com o acerco da Serasa Experian. O programa recebe simultaneamente até cinco empresas, que se reúnem nas “garagens” do DataLab.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.