Seguros Unimed adota API com IA para automatizar análise de documentos
Solução API Smart Miner da Sistran promete aumentar precisão e velocidade da validação de documentos na abertura de sinistros
A Seguros Unimed, unidade seguradora do Sistema Unimed, obteve ganhos ao automatizar seus processos de análise e validação de documentos no momento da abertura de sinistros. Para isso, implementou a solução Smart Miner, API desenvolvida pela Sistran em parceria com a ST IT Cloud.
Com a API, a plataforma interage diretamente com o solicitante no momento do upload de documentos. A solução Smart Miner usa algoritmos de inteligência artificial e machine learning para melhorar a qualidade da imagem, segregar, reconhecer e processar documentos, especialmente os não formatados ou padronizados.
A tecnologia, dizem as empresas fornecedoras, é capaz de interpretar informações de “ampla gama” de documentos. Estão incluídas certidões de óbito, independentemente do formato, objetivando a confirmação dos tipos de documentos e extração de dados.
Leia também: SAP destaca uso de tecnologias verdes no Brasil em relatório de sustentabilidade
“A adoção da API Smart Miner não só aprimora nossa capacidade de gerenciar e analisar documentos, como também eleva a eficiência e a precisão no atendimento aos nossos clientes”, diz Wilson Leal, diretor executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed.
A Seguros Unimed diz que a implementação reforça sua estratégia para se tornar “referência no setor de seguros”. E que a adoção da solução otimiza processos internos e acelera a abertura de sinistros, gerando mais satisfação aos clientes.
Márcio Paes, CEO da Sistran, diz que o Smart Miner foi desenvolvido para atender uma necessidade do mercado de seguros, que é a de automatizar o processo de análise e validação de documentos digitais não padronizados. “O uso da inteligência artificial e machine learning permite a identificação de documentos complexos e variados, superando as limitações dos métodos tradicionais e garantindo uma captura de informações de forma mais barata, eficiente e confiável”, diz.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!