SAS avança no setor público Brasil, que procura eficiência e visão única do cidadão

Negócios do SAS no setor público já representam entre 35% e 45% dos negócios da empresa, revela André Novo, presidente da operação brasileira

Author Photo
8:20 am - 21 de agosto de 2023
André Novo, presidente SAS Brasil André Novo, presidente SAS Brasil

André Novo, presidente da operação nacional do SAS desde o início de 2022, ingressou na empresa em 2008, com a missão de ampliar os negócios da empresa e fortalecer a atuação da gigante de tecnologia para análise de dados em outros setores. Pouco mais de um ano depois, com a missão em curso, Novo já mostra os resultados dessa estratégia.

“Começamos a trabalhar com governo e criamos uma rede de parceiros. Estamos mirando as vendas com parceiros”, explica Novo. A companhia registrou crescimento de mais de 10% em 2022 no Brasil e os negócios no setor público já representam entre 35% e 45% da receita do SAS por aqui. O DETRAN do Espírito Santo é um dos exemplos citados por ele para o uso de analytics. A tecnologia do SAS apoia uma série de projetos na autarquia, como verificação automática de documentos, detecção de fraudes, observatório do trânsito e julgamento automático de infrações. Novo também menciona que a empresa está estudando como oferecer soluções mais estruturadas ao governo, em busca de mais eficiência e uma visão única do cidadão, em parceria com outras organizações.

“Estamos vivendo um momento positivo”, comenta Novo. Ele destaca que o SAS se adapta constantemente a novas tecnologias e tendências, como a Inteligência Artificial (IA), área na qual a empresa anunciou neste ano investimento de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Mesmo sendo uma empresa de nicho, o SAS é bastante conhecido no setor de inteligência analítica, aponta o executivo. Além do governo, sua atuação se estende por diversas indústrias, incluindo finanças e telecomunicações. O maior segmento, de acordo com Novo, é finanças, mas a empresa tem forte presença em telecomunicações no Brasil, onde a TIM utiliza suas soluções de inteligência analítica para prever demandas de atendimento.

Democratização do acesso a dados

Uma tendência que Novo destaca e que tem pautado também os negócios da empresa é a democratização do acesso a dados, permitindo que profissionais de negócios possam extrair informações sem a necessidade de interagir com a equipe de tecnologia. Essa abordagem de “low code” e “no code” permite agilidade e atende à demanda por imediatismo dos clientes.

Sobre a perspectiva de um IPO, Novo afirma que a empresa estará pronta em 2024, mas a decisão de efetivá-lo dependerá das condições do mercado. A cultura da empresa é uma grande preocupação para a liderança do SAS, especialmente em relação à sucessão do fundador, Jim Goodnight.

“Temos uma cultural muito particular e queremos preservar isso”, diz Novo, ressaltando que o Google, inclusive, em seus primeiros anos, utilizou o SAS como referência para criar políticas de cultura e gente. O principal ativo da empresa, segundo ele, são as pessoas, e o objetivo é garantir que elas continuem comprometidas com a empresa.

Com receita de US$ 3,2 bilhões, o SAS continua sendo uma referência em analytics e inteligência analítica. A empresa está em constante adaptação às novas tecnologias e tendências do mercado, e seu sucesso se deve, em grande parte, ao compromisso com a inovação e a valorização da cultura organizacional, finaliza ele.

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.