São Paulo é a terceira cidade do mundo que mais será impactada pela mobilidade

Estudo conduzido pela Kantar analisou como será a mobilidade urbana em 31 cidades no mundo até 2030

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2:00 pm - 20 de fevereiro de 2020

A companhia de insights e consultoria Kantar divulgou recentemente o estudo Mobility Futures, no qual projetou como será a mobilidade urbana em 31 cidades do mundo, que deverão reunir cerca de 36,7 milhões de habitantes em 2030.  

De acordo com a análise, Manchester será o local a vivenciar a maior mudança no uso de transporte, seguido por Moscou em segundo lugar e São Paulo na terceira posição — única cidade da América Latina a aparecer entre as dez primeiras colocadas: 

  • Manchester 
  • Moscou 
  • São Paulo 
  • Paris 
  • Joanesburgo 
  • Guangzhou 
  • Milão 
  • Montreal 
  • Amsterdã 
  • Xangai 

“Promover e investir em tecnologia para mobilidade urbana será fundamental para facilitar a transição para soluções de transporte mais inteligentes e sustentáveis nos próximos 10 anos”, afirma Luciana Pepe, diretora de contas da Kantar para o setor automotivo. 

Tendências para o mundo 

Segundo o estudo, as viagens de carro particular diminuirão em 10% nas maiores cidades do mundo, na próxima década. A ascensão da economia compartilhada, a multimodalidade e veículos autônomos, juntamente com o envelhecimento da população global, reduzirão a necessidade de posse de carro. 

Esse declínio será compensado pelo aumento do uso de transporte público, ciclismo e caminhada, à medida que os cidadãos mudam para maneiras mais ecológicas de viajar.  

Até 2030, esses meios de transporte mais ecológicos representarão 49% de todas as viagens realizadas contra 46% para carros (que atualmente representam 51% das viagens). Viagens de táxi e compartilhamento/carona, além de outros meios, como balsas, serão responsáveis pelos 5% restantes. 

O ciclismo está a caminho de se tornar o meio de transporte que mais cresce, com previsão de aumento de 18% entre agora e 2030. O uso de transporte público e a pé aumentará 15% e 6%, respectivamente.  

Milhares de projetos de infraestrutura em todo o mundo, como expansão de ciclovias e esquemas de compartilhamento de bicicletas, projetos de pedestres e melhorias no transporte público estão contribuindo para esses novos comportamentos de mobilidade. 

Mobilidade em São Paulo 

São Paulo é uma das cidades mais congestionadas da América do Sul, dificultando a locomoção com eficiência. Embora o transporte público represente uma parcela significativa das viagens, o sistema está superlotado, atrasado e com pouca conexão. Portanto, é esperado que cada vez mais pessoas se voltem para andar de bicicleta e caminhar sempre que possível. 

Nos próximos 10 anos, a Kantar projeta as seguintes mudanças nos modos de transporte: 

  • Transporte público: + 10% 
  • Caminhada: + 25% 
  • Bicicleta: + 47% 
  • Carro: -28% 

Algumas medidas de infraestrutura estão em andamento, incluindo a extensão das linhas de metrô e trem.

No entanto, os investimentos na infraestrutura da cidade estão desacelerando ultimamente, devido em parte à crise econômica no Brasil em 2015/2016 – e São Paulo pontua pobremente em nosso índice de cidades prontas para tecnologia.

Dentro desse contexto, não surpreende que os paulistanos tenham uma visão muito crítica de sua cidade e não tenham muita confiança em seu governo para entregar um futuro sustentável para a mobilidade. 

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