Sam Altman retorna ao posto de CEO da OpenAI
Com o retorno de Sam Altman, conselho da OpenAI passa por reformulação
Sam Altman está de volta à liderança da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa. Altman foi demitido do cargo na última sexta-feira (17), após decisão do conselho da OpenAI.
Na nota então publicada, o conselho afirmou que não tinha mais confiança na sinceridade do executivo e em sua capacidade de continuar a liderar a companhia.
Com o retorno de Altman, o conselho da companhia passa por uma reformulação. Bret Taylor, ex-co-CEO da Salesforce, será o presidente do conselho. Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, também foi nomeado. Adam D’Angelo, CEO da Quora, permanece no board.
Leia também: 4 lições aprendidas sobre a saída de Sam Altman da OpenAI
Na madrugada desta quarta-feira (22), Sam Altman se posicionou sobre o anúncio no X (ex-Twitter). “Eu amo a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter sua equipe e sua missão. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya [Nadella, CEO da Microsoft], estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”, escreveu na rede social.
i love openai, and everything i’ve done over the past few days has been in service of keeping this team and its mission together. when i decided to join msft on sun evening, it was clear that was the best path for me and the team. with the new board and w satya’s support, i’m…
— Sam Altman (@sama) November 22, 2023
O líder da Microsoft também se posicionou sobre o episódio na rede social. Segundo Satya, as mudanças no conselho da OpenAI serão um “primeiro passo essencial” para um caminho mais “estável, bem informado e efetivo de governança”.
“Estamos encorajados com as mudanças no quadro OpenAI. Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governação mais estável, bem informada e eficaz. Sam, Greg [Brockman, cofundador da OpenAI] e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel fundamental a desempenhar junto com a equipe de liderança da OAI para garantir que a OAI continue a prosperar e a desenvolver sua missão. Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA aos nossos clientes e parceiros”, disse o CEO da Microsoft.
We are encouraged by the changes to the OpenAI board. We believe this is a first essential step on a path to more stable, well-informed, and effective governance. Sam, Greg, and I have talked and agreed they have a key role to play along with the OAI leadership team in ensuring… https://t.co/djO6Fuz6t9
— Satya Nadella (@satyanadella) November 22, 2023
Entenda o caso
Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI na noite da última sexta-feira (17). A decisão foi tomada pelo então conselho de diretores da OpenAI. Em nota, a companhia indicou que o conselho concluiu que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações” e que isso estava prejudicando sua capacidade de “exercer as suas responsabilidades”. O conselho também apontou “não confiar mais” na capacidade do executivo de continuar liderando a empresa.
O conselho de administração da OpenAI era então composto pelo cientista-chefe da organização, Ilya Sutskever, pelos diretores independentes Adam D’Angelo, CEO da Quora, e Tasha McCauley, empreendedora de tecnologia, e por Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown.
Pouco tempo após o ocorrido, a Microsoft anunciou a contratação de Altman. O executivo também recebeu o apoio de investidores da OpenAI, que se mobilizaram para devolver o cargo de diretor-executivo a Sam Altman, e também de centenas de funcionários da companhia, que ameaçaram se demitir.
*Com informações de Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!