Sam Altman retorna ao posto de CEO da OpenAI

Com o retorno de Sam Altman, conselho da OpenAI passa por reformulação 

Author Photo
9:21 am - 22 de novembro de 2023
Imagem: Shutterstock

Sam Altman está de volta à liderança da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa. Altman foi demitido do cargo na última sexta-feira (17), após decisão do conselho da OpenAI.

Na nota então publicada, o conselho afirmou que não tinha mais confiança na sinceridade do executivo e em sua capacidade de continuar a liderar a companhia.

Com o retorno de Altman, o conselho da companhia passa por uma reformulação. Bret Taylor, ex-co-CEO da Salesforce, será o presidente do conselho. Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, também foi nomeado. Adam D’Angelo, CEO da Quora, permanece no board.

Leia também: 4 lições aprendidas sobre a saída de Sam Altman da OpenAI

Na madrugada desta quarta-feira (22), Sam Altman se posicionou sobre o anúncio no X (ex-Twitter). “Eu amo a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter sua equipe e sua missão. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya [Nadella, CEO da Microsoft], estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”, escreveu na rede social.

O líder da Microsoft também se posicionou sobre o episódio na rede social. Segundo Satya, as mudanças no conselho da OpenAI serão um “primeiro passo essencial” para um caminho mais “estável, bem informado e efetivo de governança”.

“Estamos encorajados com as mudanças no quadro OpenAI. Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governação mais estável, bem informada e eficaz. Sam, Greg [Brockman, cofundador da OpenAI] e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel fundamental a desempenhar junto com a equipe de liderança da OAI para garantir que a OAI continue a prosperar e a desenvolver sua missão. Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA aos nossos clientes e parceiros”, disse o CEO da Microsoft.

Entenda o caso

Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI na noite da última sexta-feira (17). A decisão foi tomada pelo então conselho de diretores da OpenAI. Em nota, a companhia indicou que o conselho concluiu que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações” e que isso estava prejudicando sua capacidade de “exercer as suas responsabilidades”. O conselho também apontou “não confiar mais” na capacidade do executivo de continuar liderando a empresa.

O conselho de administração da OpenAI era então composto pelo cientista-chefe da organização, Ilya Sutskever, pelos diretores independentes Adam D’Angelo, CEO da Quora, e Tasha McCauley, empreendedora de tecnologia, e por Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown.

Pouco tempo após o ocorrido, a Microsoft anunciou a contratação de Altman. O executivo também recebeu o apoio de investidores da OpenAI, que se mobilizaram para devolver o cargo de diretor-executivo a Sam Altman, e também de centenas de funcionários da companhia, que ameaçaram se demitir.

*Com informações de Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.