Sam Altman é demitido do comando da OpenAI

Conselho da OpenAI afirmou que executivo 'não era consistentemente sincero nas suas comunicações'

Author Photo
8:09 pm - 17 de novembro de 2023
Sam Altman, CEO da OpenAI Imagem: Shutterstock

Sam Altman não ocupa mais o cargo de CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT. A companhia anunciou nesta sexta-feira (17) a demissão do executivo, além de sua saída do conselho da empresa.

A decisão foi tomada pelo conselho de diretores da OpenAI. Em nota, a companhia indica que o conselho concluiu que Altmannão era consistentemente sincero nas suas comunicações” e que isso estava prejudicando sua capacidade de “exercer as suas responsabilidades”. O conselho também apontou “não confiar mais” na capacidade do executivo de continuar liderando a empresa.

“A OpenAI foi deliberadamente estruturada para avançar a nossa missão: garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade. O conselho continua totalmente comprometido em cumprir esta missão. Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos”, aponta o texto divulgado.

Leia também: OpenAI anuncia atualizações para impulsionar desenvolvedores e reduzir custos

Mira Murati, atual Chief Technology Officer (CTO) da comapnhia, será a nova CEO interina. “Como líder das funções de pesquisa, produto e segurança da empresa, Mira está excepcionalmente qualificada para assumir a função de CEO interina. Temos a maior confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI durante este período de transição”, apontou o conselho em nota. A organização afirmou já estar em busca de uma pessoa sucessora permanente para o cargo.

O conselho de administração da OpenAI é composto pelo cientista-chefe da organização, Ilya Sutskever, pelos diretores independentes Adam D’Angelo, CEO da Quora, e Tasha McCauley, empreendedora de tecnologia, e por Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown. Como parte desta transição, Greg Brockman, cofundador, deixará o cargo de presidente do conselho e permanecerá em sua função na empresa, reportando-se à CEO.

Através da rede social X (ex-Twitter), Altman se pronunciou, afirmando que sua trajetória na empresa foi transformadora. Também afirmou que “terá mais a dizer mais tarde” sobre o que vem a seguir.

Altman é um dos cofundadores organização junto ao bilionário Elon Musk, da Tesla e SpaceX. Fundada em 2015, a companhia nasceu como uma iniciativa sem fins lucrativos. Em 2019, no entanto, foi reestruturada e passou a receber investimentos de empresas como a Microsoft.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A Redação do IT Forum contempla textos de caráter informativo produzidos pelo time de jornalistas da IT Mídia. 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.