S/4Hana ganha versão completa em nuvem

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6:14 pm - 07 de maio de 2015
S/4Hana ganha versão completa em nuvem

A SAP acelerou o passo e levou 100% da nova plataforma de gestão, o S/4Hana, para nuvem. De acordo com Bernd Leukert, membro do board executivo da fabricante, clientes poderão a partir de maio contar com todos os módulos do sistema de gestão rodando em nuvem e em Hana, a principal premissa do S/4. Aos clientes atuais, a promessa é de um regime de contratação simplificado, além da possibilidade de utilizar o produto de maneira híbrida, ou seja, parte da plataforma on premise e parte em nuvem.

Em fevereiro, quando a companhia anunciou o S/4Hana on premise, também foi liberada uma versão inicial da versão em nuvem, mas com escopo reduzido. “Agora expandimos para todos os módulos, com exceção do HCM (o módulo de gestão de pessoas), porque nossa ferramenta SuccessFactors já está disponível em nuvem e tem conexão com a nova suíte”, afirmou Leukert, durante o Sapphire Now, principal evento da fabricante para clientes e parceiros.

Na prática, significa que, se uma empresa quiser, poderá rodar todo o negócio em nuvem já na nova versão do ERP, contando com os módulos de finanças, manufatura, vendas, serviços, sustentabilidade, supply chain, pesquisa e desenvolvimento, gestão de ativos e procurement.

As perspectivas da fabricante são bastante positivas em torno do anúncio, uma vez que abre possibilidades para a chegada de novos clientes, principalmente os de menor porte, pela facilidade de implantação e de contratação.

Para Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil, o ganho pode ser muito grande para subsidiária, sobretudo num ambiente de incerteza econômica como o atual. “O Brasil demorou um pouco para entrar em nuvem, mas os clientes hoje aceitam tranquilamente. O produto em nuvem tem boa aceitação pela facilidade de implantação e porque trouxemos a complexidade para a gente, na ponta tudo tem que ser simples”, comentou, sem precisar quando a venda do S/4Hana Cloud Edition será liberado no País e tampouco o preço a ser praticado localmente.

Em relação às oportunidades para os parceiros nesse cenário digital e na abordagem de priorizar a venda por nuvem, Cristina foi enfática em dizer que existe espaço sim para aqueles que querem, ela afirmou que não trabalhar com nuvem e se abrir para novas possibilidades de ganhos nesse ambiente pode ser ruim no longo prazo. A executiva lembrou que ainda há espaço para aqueles que querem focar na versão on premise, mas ela acredita que no longo prazo isso tende a diminuir e ser praticamente uma venda de nicho.

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