Rock in Rio tem mais de 130 tb de dados produzidos em sete dias

Evento foi o primeiro com 5G na capital carioca e seu uso correspondeu a 20% do total do uso

Author Photo
5:48 pm - 14 de setembro de 2022
Imagem: Divulgação

O primeiro Rock in Rio após o lançamento da rede 5G no Brasil produziu, nos sete dias do evento, 133 terabytes de dados, de acordo com a Tim. O número seria suficiente, por exemplo, para assistir a vídeos no YouTube por 45 anos e 7 meses sem parar. Quase 30% desse volume foi direcionado para upload de fotos e vídeos, mas também foram intensos o envio de mensagens e realização de videochamadas e transmissões em tempo real.

A utilização da tecnologia de quinta geração correspondeu a 20% do total, o dobro do esperado pela companhia. A operadora instalou 35 sites na Cidade do Rock, sendo 25 oferecendo o 5G, que registrou velocidade média de 300 Mbps e picos que superaram 1 Gbps durante o evento.

A operadora analisou o volume de dados trafegados por dia e registrou maior intensidade de uso em 04 de setembro, domingo que teve como principal atração o cantor canadense Justin Bieber. Seu show, aliás, bateu recorde de utilização da rede da operadora, seguido pelas apresentações de Dua Lipa e Ivete Sangalo, tecnicamente empatada com Coldplay e Guns N’Roses.

Já o número de aparelhos conectados simultaneamente atingiu o pico entre 19h e 21h do último dia de Rock in Rio (11/09). Nesse momento, se encerrava o show da cantora baiana, aconteciam as apresentações da funkeira Lexa no Espaço Favela e de Macy Gray no Palco Sunset e o público se preparava ainda para o início da performance de Ludmilla, uma das mais comentadas do evento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.