Restrições dos EUA impactam planos do Alibaba para negócio de nuvem

Decisão da Alibaba de cancelar spin-off da divisão de nuvem reflete incertezas após proibição de exportação de chips para IA pelos EUA

Author Photo
12:23 pm - 17 de novembro de 2023
alibaba

Na divulgação de seus resultados na quinta-feira (16), o Alibaba, gigante chinesa do comércio eletrônico, anunciou a suspensão do spin-off do seu negócio de nuvem, o Cloud Intelligence Group. A decisão foi motivada pelas incertezas geradas pelas restrições dos Estados Unidos à exportação de chips para inteligência artificial à potência oriental. Outra gigante da tecnologia chinesa, a Tencent Holdings, também se pronunciou sobre as restrições.

Conforme divulgado pelo Grupo Alibaba, as novas restrições podem impactar consideravelmente a capacidade da empresa de fornecer serviços, cumprir contratos e afetar negativamente seus resultados e situação financeira, além de limitar o desenvolvimento tecnológico.

“Acreditamos que uma cisão completa do Cloud Intelligence Group pode não alcançar o efeito pretendido de aumento de valor para os acionistas. Consequentemente, nós decidimos não prosseguir com um spin-off completo e, em vez disso, nos concentraremos no desenvolvimento de um modelo de crescimento sustentável para o Cloud Intelligence Group sob as circunstâncias variáveis”, disse o Grupo Alibaba em comunicado público sobre os resultados do último trimestre.

Leia também: Equinix anuncia investimento de US$ 132 milhões em operação no Brasil

A gigante do comércio on-line, enfrentou queda nas ações após divulgar a decisão de suspender o spin-off, que havia sido anunciado em março como parte de sua maior reorganização em seus 24 anos de existência. As ações do Alibaba listadas nos Estados Unidos caíram 8,5% na abertura do mercado, de acordo com a Reuters.

A notícia evidencia os desafios enfrentados pelas empresas chinesas de tecnologia diante das políticas externas voláteis. A gigante chinesa da internet, Tencent Holdings, também reconheceu o impacto das restrições. Durante uma teleconferência com analistas na quarta-feira, Martin Lau Chi-ping, presidente da Tencent, declarou que as restrições atualizadas de exportação de tecnologia afetarão a capacidade dos clientes corporativos de alugar o uso de chips de IA por meio do serviço Tencent Cloud no futuro, de acordo com publicação do South China Morning Post.

O Grupo Alibaba também informou no comunicado que adiou os planos para a oferta pública inicial da Freshippo, a cadeia de varejo exclusiva do grupo para produtos alimentícios, buscando financiamento externo para sua unidade de comércio digital internacional.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.