Renova Energia reduz despesas anuais com novo modelo de trabalho

Em 2015, quando o Brasil atravessava um cenário de crise econômica, a Renova Energia, uma das principais geradoras de energia por fontes renováveis do País, viu a necessidade de reinventar seu plano de expansão focado na sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Foi então que, a partir daí, inúmeras ações foram adotadas pela companhia a fim de reduzir custos e inovar. A principal delas foi a criação do projeto Renova Flex, implantado em maio de 2017, com o intuito de abranger, também, fatores como flexibilidade, motivação, sustentabilidade, qualidade de vida e aumento de produtividade.

O primeiro passo foi acabar com os postos de trabalho fixos no escritório, para que todas as áreas conversassem promovendo assim diferentes insights e maior interação entre os colaboradores. A segunda iniciativa foi adotar a prática do home office, algo pouco usual no segmento que a Renova atua.

A empresa também disponibilizou uma rede social corporativa, a Yammer, no intuito de agilizar e estreitar o relacionamento com os colaboradores e de amplificar as informações sobre os mais variados temas que envolvam a Renova Energia.

Menos custos e mais interação

Com a implantação do home office, a companhia conseguiu reduzir em 63% o custo anual de aluguel dos escritórios, além de diminuir em 55% o número de saídas voluntárias, em relação a 2016. Com isso, as ações internas, ao longo do ano, não apenas motivaram os colaboradores, como também contribuíram para a diminuição do turnover na empresa.

“Ganhamos em retenção de talentos, flexibilidade e a possibilidade dos nossos colaboradores terem mais qualidade de vida. Atrelado ao programa, implementamos o conceito de open space (escritórios sem mesas fixas), o que contribuiu muito para uma visão menos hierarquizada e mais interativa”, comenta Cintia Rodrigues Alves, gerente de Recursos Humanos da Renova Energia.

Segundo ela, o projeto teve integração de todas as áreas da empresa, incluindo a liderança, sendo que a parceria com a TI foi fundamental para o seu sucesso. “Todas as ferramentas de tecnologia já estavam disponíveis, mas não eram utilizadas no modelo anterior. Com o apoio da TI atingimos o resultado que planejamos e o mais importante, sem custo.”

Recent Posts

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

42 minutos ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

14 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

16 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

16 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

18 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

18 horas ago