Renova Energia reduz despesas anuais com novo modelo de trabalho

Rede social interna e home office motivaram os colaboradores e também contribuíram para a diminuição do turnover na empresa

Author Photo
9:00 am - 20 de fevereiro de 2018

Em 2015, quando o Brasil atravessava um cenário de crise econômica, a Renova Energia, uma das principais geradoras de energia por fontes renováveis do País, viu a necessidade de reinventar seu plano de expansão focado na sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Foi então que, a partir daí, inúmeras ações foram adotadas pela companhia a fim de reduzir custos e inovar. A principal delas foi a criação do projeto Renova Flex, implantado em maio de 2017, com o intuito de abranger, também, fatores como flexibilidade, motivação, sustentabilidade, qualidade de vida e aumento de produtividade.

O primeiro passo foi acabar com os postos de trabalho fixos no escritório, para que todas as áreas conversassem promovendo assim diferentes insights e maior interação entre os colaboradores. A segunda iniciativa foi adotar a prática do home office, algo pouco usual no segmento que a Renova atua.

A empresa também disponibilizou uma rede social corporativa, a Yammer, no intuito de agilizar e estreitar o relacionamento com os colaboradores e de amplificar as informações sobre os mais variados temas que envolvam a Renova Energia.

Menos custos e mais interação

Com a implantação do home office, a companhia conseguiu reduzir em 63% o custo anual de aluguel dos escritórios, além de diminuir em 55% o número de saídas voluntárias, em relação a 2016. Com isso, as ações internas, ao longo do ano, não apenas motivaram os colaboradores, como também contribuíram para a diminuição do turnover na empresa.

“Ganhamos em retenção de talentos, flexibilidade e a possibilidade dos nossos colaboradores terem mais qualidade de vida. Atrelado ao programa, implementamos o conceito de open space (escritórios sem mesas fixas), o que contribuiu muito para uma visão menos hierarquizada e mais interativa”, comenta Cintia Rodrigues Alves, gerente de Recursos Humanos da Renova Energia.

Segundo ela, o projeto teve integração de todas as áreas da empresa, incluindo a liderança, sendo que a parceria com a TI foi fundamental para o seu sucesso. “Todas as ferramentas de tecnologia já estavam disponíveis, mas não eram utilizadas no modelo anterior. Com o apoio da TI atingimos o resultado que planejamos e o mais importante, sem custo.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.