Redes privadas 4G e 5G: os benefícios da rede móvel dentro das empresas

Quais são os benefícios de uma ‘mini operadora’ dentro da empresa?

Author Photo
8:20 am - 30 de maio de 2023
5G, 4G, redes privadas, VR, AR, realidade virtual Imagem: Shutterstock

Quando o tema é a conectividade de uma empresa, o que vem de imediato a cabeça é o cabo de rede e Wi-Fi. Tudo bem, até o momento, é o que realmente agrega valor e conectividade aos dispositivos, como computadores, câmeras de CFTV, TVs, impressoras e equipamentos de TI em geral.

Mas, então, nos deparamos com ‘as coisas’: equipamentos que antes ficavam sozinhos, monitorados somente por acesso via cabo serial ou, por exemplo, pela velha amiga planilha de controle de temperatura/umidade, que começam a ganhar um endereço IP abrindo um mundo de possibilidades. Uma vasta e ainda não explorada correlação de dados gera informações valiosas de tomadas de decisões para o time de operações, o chão de fábrica, o campo, o time de TI e, principalmente, para os executivos.

Estamos falando de conectividade massiva de dispositivos IoT, como sensores, atuadores, robôs, esteiras, fornos de fundição, linhas inteiras de produção onde se pode monitorar e atuar em cada etapa. Não vamos deixar o agronegócio de fora: os maquinários que recebem um IP podem trazer uma vasta gama de monitoramentos, controles de qualidade e automação no campo. Trazendo visibilidade de itens que eram classificados como constantes, que não precisavam monitorar e que não influenciavam na produção.

Leia também: Decisões centradas em dados em prol de um data center sustentável 

Nessa quebra de paradigma é que se descobre a performance, a redução de custos e a diminuição de falhas humanas e de maquinário.

Como ligar tudo isso? Não se pode fazer isso via cabo de rede. O Wi-Fi, que durante anos nos oferece suporte com conectividade sem fio de forma prática, não atende aos requerimentos de estabilidade da latência e vazão de dados ao mesmo tempo que provê mobilidade fluida. É nesse ponto que a consolidada rede móvel entra em ação. Mais especificamente as redes 4G e 5G para uso privativo.

Até pouco tempo, não se falava de rede móvel privada para uso em empresas. E, realmente, não fazia sentido trazer toda complexidade de uma rede móvel, com todas as suas ‘caixinhas’, para dentro de uma organização. Como exemplo dessa complexidade, a figura 1 demonstra uma implementação típica de uma operadora.

artigo nec figura 1

Figura 1 – Rede móvel típica.
fonte: https://www.mdpi.com/1999-5903/11/7/152

Porém, como o 4G e 5G são mais focados em rede de pacotes (IP) do que de voz, foi possível simplificar a arquitetura a um ponto minimalista em que seja viável implementar dentro de uma empresa. A figura 2 e a figura 3 ilustram a parte que poderia ser implementada em uma rede privada.

artigo nec figura 2a

Figura 2 – Rede móvel 4G minimalista. Com modificações
Fonte da imagem original: fonte: https://www.mdpi.com/1999-5903/11/7/152

artigo nec figura 3

Figura 3 – Rede móvel 5G minimalista
fonte: própria

Acompanhando as tendencias do mercado, é possível encontrar fornecedores desenvolvendo o 4G e o 5G para atenderem a esse nicho de rede privada, simplificando sua gestão, monitoramento e integração com os atuais sistemas de TI da empresa.

Posso ser atendido por uma grande operadora? Sim. Mas a tendência é que forneça soluções pouco flexíveis, já que não podem conflitar e gerar impactos aos seus tradicionais clientes móveis.

Quais são os benefícios de uma ‘mini operadora’ dentro da empresa? As redes móveis podem prover recursos como:

  • Modulações adaptativas robustas para cada dispositivo com melhor controle nas retransmissões, permitindo melhor performance aliada a cobertura maiores;
  • Espectro dedicado, solicitando junto à ANATEL o serviço de SLP;
  • Segurança e controle de acesso avançados, com uso de SIM cards e/ou eSIMs;
  • Latência baixa e velocidade garantida em nível de frame, com QoS e diferenciação em vários níveis de serviço e acesso à rede;
  • Cobertura avançada com mobilidade fluida: dispositivos se movimentando em diferentes velocidades, sem perder a conectividade e garantia de serviço.

Esses são alguns dos vários benefícios que as redes móveis privadas 4G e 5G podem agregar. Irão substituir o Wi-Fi? Provavelmente não. As duas soluções se complementam e podem, juntas, preparar a empresa para qualquer ‘coisa’ nova que exija um IP.

O importante é estar preparado em capacidade, vazão e escalabilidade. As grandes operadoras já aprovaram o valor das redes 4G e 5G em suas operações e as monetizam. Por esse motivo, torna-se cada vez mais importante a adesão das empresas aos conceitos de conectividade de alta performance, como indústria 4.0 ou Smart Farms.

*Pedro Augusto Marques Farias é especialista em redes móveis 4G/5G e Open RAN da NEC

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.