Profissional de cloud deve entender de negócios para se destacar

Author Photo
3:11 pm - 18 de novembro de 2015
Profissional de cloud deve entender de negócios para se destacar

No auge do mainframe, a TI era para poucos. O uso da tecnologia era restritivo e o gerenciamento centralizado. Depois da internet, tudo mundo. A descentralização passou a ser a palavra de ordem. Migrando para os dias de hoje, a computação é tão permissiva que nem ao menos sabemos onde ela está. E o profissional de tecnologia da informação precisa estar em linha com essas mudanças para atender às novas exigências do mercado.

Uma das características fundamentais que esses talentos tiveram de aprender, e continuam na trilha de aprendizado, é estar inserido nos negócios. “TI e negócios se convergem”, resume Marco Carvalho, parceiro de negócio da CompTIA Brasil que falou no IT Forum Expo, realizado em São Paulo. Estudo apresentado pelo executivo, realizado pela CompTIA, batizado de CompTIA Building Digital Organizations, indica que decisões sobre tecnologia estão cada vez mais focadas nos objetivos dos negócios e os talentos não podem ignorar esse movimento.

O estudo indica ainda que 30% das decisões finais de compra de TI estão fora da área de tecnologia da informação. “O mundo cloud trouxe esse cenário”, indicou, completando que o dado reforça a ideia de que TI é cada vez mais um “Trusted Advisor” das unidades de negócios.

No mundo da cloud, essa característica é ainda mais demandada, observou. O profissional de TI focado em cloud, no entanto, de acordo com o levantamento, está confiante sobre a realidade da nuvem. “Quanto mais TI deixar de ser meio para passar a ser fim e estimular novas formas de negócios, mais oportunidade para o profissional de TI”, indicou. Em cloud, Carvalho assinalou ainda que o profissional precisa fazer análises adequadas com base em analytics para reforçar mais o potencial da nuvem para os negócios.

A lista de competências soft skills desejadas pelas empresas, segundo o levantamento apresentado por Carvalho, é extensa, mas ele recomenda focar nas três primeiras para se sair bem profissionalmente: análise, apontado por 39% dos entrevistados, inovação/resolução de problemas, também com 39%, e flexibilidade com 37%.

No quesito técnico, no topo da lista, o que o mercado busca e o profissionais de cloud precisam desenvolver são: segurança, citada por 47% dos profissionais, arquitetura de cloud, com 43%, e virtualização com 38%. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.