Potência Tech chega a 100 mil bolsas distribuídas

Programa foi criado pelo iFood e é apoiado pelo Movimento Tech. Quase 60% dos participantes conquistaram vagas em empresas de tecnologia

Author Photo
12:50 pm - 28 de março de 2024
potencia tech Turma de formados no Potência Tech. Foto: Divulgação

O Potência Tech, programa criado pelo iFood e apoiado pelo Movimento Tech e busca democratizar o acesso à educação em tecnologia para grupos sub-representados, alcançou em março de 2024 a marca de 100 mil bolsas de estudo distribuídas desde o lançamento, em 2021. As oportunidades são destinadas, principalmente, para pessoas negras ou indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência ou baixa renda.

Os cursos são ministrados por instituições parceiras e abrangem temas como programação e dados, entre outros.

De acordo com estudo do iFood, cerca de um terço dos participantes do programa conseguem se inserir no mercado, sendo que 59% deles estão em emprego fixo em empresas de tecnologia. Os que concluíram os cursos e conquistaram posições de trabalho na área também percebem aumento substancial de renda.

Leia ainda: Fortinet debate inspirações e dificuldades de mulheres no mercado de trabalho

Enquanto 41% dos ingressantes declararam receber até um salário-mínimo, 36% daqueles que migraram para a carreira em tecnologia passaram a ganhar entre dois e cinco. A pesquisa também mostra que os cursos contribuem para melhora da autoestima e motivação profissional dos alunos: 44% dos que concluíram os cursos se sentem muito ou extremamente qualificados em programação e tecnologia, e 78% se sentem motivados a trabalhar na área.

“Acreditamos que a aprendizagem em tecnologia é uma oportunidade para mudar a realidade de pessoas em vulnerabilidade, que buscam uma chance no mercado de trabalho, além de ajudar a preencher as lacunas que ainda temos por falta de mão de obra especializada”, diz Renata Citron, diretora de educação do iFood.

Balanço do Potência Tech

Além das bolsas de estudo, o Potência Tech também conta com uma plataforma online com cursos livres gratuitos, incluindo sobre temas como cloud computing, desenvolvimento web, entre outros. Também cursos de soft skills, dicas de especialistas e uma trilha especial de empregabilidade que aborda preparação para entrevistas, como melhorar o currículo, entre outros assuntos.

Atualmente, a plataforma soma mais de 75 mil inscritos com perfil de grupos sub-representados e baixa renda com grandes escolas parceiras, como ADA Tech, Cubos Academy, DIO, Fundação Estudar, Oracle, WomakersCode, entre outras.

O Potência Tech foi lançado em 2021 pelo iFood e hoje é um projeto apoiado pelo Movimento Tech, uma coalização de mais de 30 organizações parceiras que investem em educação para tecnologia promovendo a inclusão na área.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.