Potência Tech chega a 100 mil bolsas distribuídas
Programa foi criado pelo iFood e é apoiado pelo Movimento Tech. Quase 60% dos participantes conquistaram vagas em empresas de tecnologia
O Potência Tech, programa criado pelo iFood e apoiado pelo Movimento Tech e busca democratizar o acesso à educação em tecnologia para grupos sub-representados, alcançou em março de 2024 a marca de 100 mil bolsas de estudo distribuídas desde o lançamento, em 2021. As oportunidades são destinadas, principalmente, para pessoas negras ou indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência ou baixa renda.
Os cursos são ministrados por instituições parceiras e abrangem temas como programação e dados, entre outros.
De acordo com estudo do iFood, cerca de um terço dos participantes do programa conseguem se inserir no mercado, sendo que 59% deles estão em emprego fixo em empresas de tecnologia. Os que concluíram os cursos e conquistaram posições de trabalho na área também percebem aumento substancial de renda.
Leia ainda: Fortinet debate inspirações e dificuldades de mulheres no mercado de trabalho
Enquanto 41% dos ingressantes declararam receber até um salário-mínimo, 36% daqueles que migraram para a carreira em tecnologia passaram a ganhar entre dois e cinco. A pesquisa também mostra que os cursos contribuem para melhora da autoestima e motivação profissional dos alunos: 44% dos que concluíram os cursos se sentem muito ou extremamente qualificados em programação e tecnologia, e 78% se sentem motivados a trabalhar na área.
“Acreditamos que a aprendizagem em tecnologia é uma oportunidade para mudar a realidade de pessoas em vulnerabilidade, que buscam uma chance no mercado de trabalho, além de ajudar a preencher as lacunas que ainda temos por falta de mão de obra especializada”, diz Renata Citron, diretora de educação do iFood.
Balanço do Potência Tech
Além das bolsas de estudo, o Potência Tech também conta com uma plataforma online com cursos livres gratuitos, incluindo sobre temas como cloud computing, desenvolvimento web, entre outros. Também cursos de soft skills, dicas de especialistas e uma trilha especial de empregabilidade que aborda preparação para entrevistas, como melhorar o currículo, entre outros assuntos.
Atualmente, a plataforma soma mais de 75 mil inscritos com perfil de grupos sub-representados e baixa renda com grandes escolas parceiras, como ADA Tech, Cubos Academy, DIO, Fundação Estudar, Oracle, WomakersCode, entre outras.
O Potência Tech foi lançado em 2021 pelo iFood e hoje é um projeto apoiado pelo Movimento Tech, uma coalização de mais de 30 organizações parceiras que investem em educação para tecnologia promovendo a inclusão na área.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!