Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Por que a ‘experiência das coisas’ está no centro da transformação digital

Funcionário, cliente e ecossistema formam os pilares básicos da experiência necessários para transformar seu negócio

Dave Smith, CIO (EUA)
11:02 am - 18 de fevereiro de 2021
Adobe Stock

Há uma trindade de experiências tão interligadas que qualquer falta em uma delas impactará negativamente o negócio como um todo. O funcionário, o cliente e o ecossistema são os três componentes da experiência essenciais para todos os negócios.

Fraquezas ou carências em qualquer um deles afetam os demais. Há valor nas experiências transformacionais dos funcionários que impactarão a experiência do cliente de maneiras transformadoras, que por sua vez dependem da experiência transformacional do ecossistema geral de parceiros, fornecedores, etc. Esta é a era da “experiência das coisas”.

A experiência das coisas

Estamos testemunhando uma tendência geral de experiências. Se olharmos para o local de trabalho, com tudo o que aconteceu, incluindo a pandemia de Covid-19, estamos nos movendo mais em direção aos princípios de design em tecnologia que serão cada vez mais sobre como as pessoas estão realmente experimentando o trabalho e as próprias soluções de tecnologia que estão usando. Estamos vendo uma evolução com as iniciativas de experiência dos funcionários e tendências de que as empresas estão começando a perceber a prioridade que precisam colocar no envolvimento dos funcionários e como seus funcionários estão realmente experimentando o ambiente de trabalho.

Da mesma forma, os clientes estão redefinindo como eles se relacionam com as marcas. Definitivamente, estamos vendo isso agora, durante a pandemia, conforme os comportamentos de compra mudam. E a verdade gritante é que não se trata da experiência da marca, mas da experiência do cliente. E as marcas precisam perceber isso ou o jogo acaba.

A experiência do ecossistema fala àquelas relações interconectadas e interligadas que incluem, mas vão além de fluxos de trabalho específicos, plataformas de tecnologia integradas e APIs abertas para conduzir experiências ininterruptas inovadoras e compartilhadas. A experiência do ecossistema é como várias empresas, marcas ou parceiros colaboram para desbloquear experiências melhores.

As empresas devem se fazer estas perguntas:

  • Os funcionários estão tendo experiências transformadoras ao passar o tempo no local de trabalho?
  • Os clientes estão tendo experiências transformadoras com sua marca em todos os canais onde interagem e se envolvem?
  • Seus parceiros do ecossistema estão tendo experiências transformadoras com sua marca em todas as interações colaborativas, produzindo resultados tangíveis e mensuráveis?

Coletivamente, essas experiências pintam um quadro de sua marca e resultam em uma psicologia de quem você é.

Eu sou um fã de basquete. Você ouvirá muito nos círculos de basquete profissional, especialmente na mídia, sobre a identidade dos times. Uma equipe pode ser identificada como uma equipe forte de mente defensiva, e outra pode ser identificada como uma equipe de alta pontuação e visão ofensiva de correr e atirar. Mas a identidade de sua equipe geralmente se reflete na maneira como seus fãs vivenciam a equipe e os jogos a que assistem ou assistem na TV. Isso orienta como a mídia informa sobre a equipe. Obviamente, ser uma equipe vencedora ou uma equipe perdedora está significativamente ligada à identidade geral e à forma como os torcedores sentem a equipe.

Transfira este conceito para as empresas como um todo e você verá semelhanças ao observar como os clientes experimentam as marcas, como os funcionários experimentam o local de trabalho interno da marca e como os parceiros do ecossistema também fazem negócios com essa marca.

No momento, os comportamentos dos clientes estão mudando, portanto, os líderes em experiência do cliente precisam reconhecer a mudança e acompanhar a dinâmica de mudança. O que significa que as marcas precisam parar de tentar criar mapas estáticos da jornada do cliente e perceber que, assim como é a experiência do cliente, também é a jornada do cliente. E os clientes estão em várias jornadas com vários canais e querem se envolver com as marcas exatamente como desejam. Portanto, não tente forçar seus mapas de jornada sobre eles. Remova a complexidade e o atrito em cada interação. E possua-o quando você errar ou deixar de fazê-lo. Seja autêntico!

Quando se trata de funcionários, as organizações precisam transformar as experiências digitais do local de trabalho para as pessoas com soluções de tecnologia unificada que realmente entrem no fluxo de trabalho. Veja as soluções de tecnologia da perspectiva de quais experiências elas permitirão ou oferecerão às pessoas.

Novamente, você deve remover a complexidade e o atrito. Por exemplo, as plataformas de comunicação e colaboração devem permitir um conjunto de experiências contínuas e sem atrito para que as pessoas possam se conectar, cocriar, colaborar e construir uma comunidade.

A pandemia deixou claro o quão críticas são as soluções de colaboração em tempo real, como vídeo e mensagens. Mas para os funcionários, além da tecnologia, deve haver um foco em como eles estão experimentando o trabalho. As organizações devem priorizar o bem-estar geral com a plena compreensão de que essa pessoa é mais do que seu funcionário. Especialmente agora nesta pandemia com mais pessoas trabalhando remotamente, essa pessoa inteira não só trabalha para sua organização, mas também tem que cuidar de sua família e de si mesma. Então, empatia é necessária!

Como analista do setor de tecnologia, quando analiso a arquitetura técnica de um fornecedor para ver o que suas soluções permitem, é melhor que haja soluções para as pessoas que lhes proporcionem as experiências de que precisam e desejam nos processos e fluxos de trabalho específicos nos quais estão envolvidas. Isso exigirá um forte ecossistema geral em torno da plataforma ou solução desse provedor. A medida dessa experiência do ecossistema será como ela reforça a experiência das pessoas que usam as soluções que, em última análise, resultam dela.

Os pilares da experiência do funcionário, do cliente e do ecossistema estão interligados. A transformação digital provocada pela pandemia expôs ecossistemas fracos, que então expuseram as fraquezas nas estratégias de experiência do cliente e do funcionário. Seguindo em frente, os líderes empresariais precisam se concentrar na experiência humana, o que, na prática, exigirá toda uma abordagem empresarial e de ecossistema para fornecer as soluções certas para as pessoas.

Tags:
experiência do cliente
Experiência do Funcionário
transformação digital
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados