Por dentro do SAP Labs Latin America: o que é e como funciona?

Author Photo
8:52 am - 04 de agosto de 2017
SAP Labs Latam

Criado em 2006 dentro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e empregando 20 pessoas, o SAP Labs Latin America ganhou espaço próprio três anos depois ali perto, no mesmo complexo, no Tecnosinos – Parque Tecnológico São Leopoldo (RS). Em 2013, veio a expansão para o segundo prédio e ao que tudo indica o crescimento da organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas renderá a construção de novos espaços muito em breve.

O SAP Labs Latin America, localizado em um espaço de 19 mil metros quadrados, é um dos 19 da companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. O local é resultado de um investimento de R$ 100 milhões da empresa no País. Veja mais na galeria de fotos acima.

Atualmente com 900 funcionários, o laboratório continua recrutando. Segundo Dennison John, presidente do SAP Labs Latin America, somente a área de big data, que conta hoje com 300 talentos, deverá triplicar de tamanho nos próximos anos.

Já no departamento de SAP Vora, solução de computação distribuída com foco em análises, há 30 vagas abertas hoje. Em 24 meses, a companhia espera contratar um total de 600 profissionais em todas as suas unidades. “Somente em 2016, adicionamos seis áreas no laboratório, o que nos fez aumentar em 33% as contratações”, revelou John.

A expansão do Labs também se deu após a aquisição de companhias. Um dos exemplos é a Fieldglass, em 2014. Especializada em soluções de gestão de equipes terceirizadas, a Fieldglass passa, hoje, por localização e em breve estará disponível no Brasil. Outra compra recente foi a Concur, especializada em sistemas on-line de gestão de viagens e despesas.

Receita do sucesso

Segundo John, o segredo do sucesso do laboratório é seu perfil inovador. Para fortalecer essa sua característica, o SAP Labs tem se aproximado de startups e fomentando a coinovação com clientes e parceiros.

Uma das iniciativas nesse sentido, explicou o executivo, é o .idea, programa de empreendedorismo voltado para soluções de internet das coisas (IoT). Para tal, a SAP e a Incubadora Tecnológica da Unisinos (Unitec) vão divulgar, por meio de seus canais de comunicação, os prazos e link para as startups interessadas em se inscreverem.

Uma banca de especialistas selecionará  aprovará as ideias de dez empresas inscritas. As selecionadas deverão desenvolver um produto minimamente viável em seis meses. Depois disso, elas são novamente submetidas à avaliação do corpo técnico do Labs. Três delas serão escolhidas e incubadas durante 12 meses para chegarem ao produto final.

Durante o processo, as startups contam com o apoio, ferramentas e mentoria necessários da SAP Labs, além de espaço físico de coworking e cursos especiais proporcionados pela Unitec, entre eles como abrir um negócio; como fazer boas apresentações; modelo de negócios, entre outros. Além disso, terão acesso a grupos de investidores e programas internacionais de empreendedorismo.

*A jornalista viajou a São Leopoldo (RS) a convite da SAP

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.