Notícias

Ponte aérea São Paulo-Rio inicia embarque com reconhecimento facial

O projeto do governo brasileiro Embarque + Seguro 100% Digital, que utiliza reconhecimento facial, estreou nesta terça-feira (15) no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. A iniciativa foi testada com passageiros da ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos brasileiros.

“É a primeira vez que os testes são realizados simultaneamente em dois dos nossos aeroportos, estabelecendo assim, também de forma inédita, uma ponte aérea 100% biométrica entre SP/RJ, que é a quinta de maior movimento do mundo”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O projeto-piloto da ponte aérea é conduzido com apoio com o apoio da Infraero e da Azul Linhas Aéreas Além. Ao longo desta terça, os passageiros da companhia aérea que viajarem pelos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont serão convidados a experimentar solução de reconhecimento biométrico facial.

Leia mais: Mercado de TI do Brasil pode crescer 20% em 2021, aponta pesquisa

A ferramenta capta a biometria facial em fração de segundos, agilizando o processo de embarque, evitando filas e atrasos. Ao concordar em participar do projeto logo no ckeck-in, o passageiro recebe uma mensagem no celular informado, solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto. Com o consentimento, o atendente da companhia aérea, utilizando o aplicativo desenvolvido pelo Serpro, faz a validação biométrica a pessoa, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

Após a validação, o passageiro é liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de o usuário apresentar documento e cartão de embarque.

Liderada pelo MInfra e desenvolvida em parceria com o Serpro e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a tecnologia também já passou por testes nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ) e Belo Horizonte (Confins). Uma vez aprovado, o piloto será implementado nos principais aeroportos do país.

“O Embarque + Seguro coloca o Brasil na vanguarda neste movimento do Governo Federal para a transformação digital do Brasil e combina validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa, ágil e segura da identidade dos passageiros, que, assim, podem viajar com mais conforto e tranquilidade”, comentou o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Segurança

A ferramenta atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem por premissa a segurança no tratamento dos dados pessoais contra uso indevido ou não autorizado. De acordo com o Brigadeiro Paes de Barros, presidente da Infraero, o Embarque + Seguro na ponte aérea mescla duas vertentes essenciais para agilizar os processos de embarque: segurança e facilidade para o passageiro e todo o sistema de aviação civil.

A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelo Serpro, parceiro estratégico do MInfra na agenda digital de transporte do país, com o apoio das empresas Digicon, Idemia e Azul/Pacer.

“O controle da biometria da Idemia segue altos padrões de qualidade, confiabilidade e segurança e oferece mais agilidade e conforto para os passageiros, mais inteligência no processo operacional dos aeroportos, maior autenticidade na identificação dos passageiros pela companhia aérea e a segurança requerida pelo Governo”, enfatizou Márcio Lambert, diretor de Public Security & Identity da Idemia no Brasil. A solução MFACE da Idemia é utilizada por importantes aeroportos internacionais, como o de Changi em Singapura.

Recent Posts

Como unir tecnologia e humanidade? A importância do equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e progresso social

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

2 horas ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

3 horas ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

16 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

18 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

18 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

20 horas ago