Ponte aérea São Paulo-Rio inicia embarque com reconhecimento facial

Projeto ‘Embarque + Seguro 100% digital’ entra em fase de teste com uso de biometria facial que dispensa cartão de embarque

Author Photo
3:04 pm - 15 de junho de 2021
Reconhecimento Facial Crédito: Divulgação

O projeto do governo brasileiro Embarque + Seguro 100% Digital, que utiliza reconhecimento facial, estreou nesta terça-feira (15) no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. A iniciativa foi testada com passageiros da ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos brasileiros.

“É a primeira vez que os testes são realizados simultaneamente em dois dos nossos aeroportos, estabelecendo assim, também de forma inédita, uma ponte aérea 100% biométrica entre SP/RJ, que é a quinta de maior movimento do mundo”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O projeto-piloto da ponte aérea é conduzido com apoio com o apoio da Infraero e da Azul Linhas Aéreas Além. Ao longo desta terça, os passageiros da companhia aérea que viajarem pelos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont serão convidados a experimentar solução de reconhecimento biométrico facial.

Leia mais: Mercado de TI do Brasil pode crescer 20% em 2021, aponta pesquisa

A ferramenta capta a biometria facial em fração de segundos, agilizando o processo de embarque, evitando filas e atrasos. Ao concordar em participar do projeto logo no ckeck-in, o passageiro recebe uma mensagem no celular informado, solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto. Com o consentimento, o atendente da companhia aérea, utilizando o aplicativo desenvolvido pelo Serpro, faz a validação biométrica a pessoa, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

Após a validação, o passageiro é liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de o usuário apresentar documento e cartão de embarque.

Liderada pelo MInfra e desenvolvida em parceria com o Serpro e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a tecnologia também já passou por testes nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ) e Belo Horizonte (Confins). Uma vez aprovado, o piloto será implementado nos principais aeroportos do país.

“O Embarque + Seguro coloca o Brasil na vanguarda neste movimento do Governo Federal para a transformação digital do Brasil e combina validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa, ágil e segura da identidade dos passageiros, que, assim, podem viajar com mais conforto e tranquilidade”, comentou o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Segurança

A ferramenta atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem por premissa a segurança no tratamento dos dados pessoais contra uso indevido ou não autorizado. De acordo com o Brigadeiro Paes de Barros, presidente da Infraero, o Embarque + Seguro na ponte aérea mescla duas vertentes essenciais para agilizar os processos de embarque: segurança e facilidade para o passageiro e todo o sistema de aviação civil.

A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelo Serpro, parceiro estratégico do MInfra na agenda digital de transporte do país, com o apoio das empresas Digicon, Idemia e Azul/Pacer.

“O controle da biometria da Idemia segue altos padrões de qualidade, confiabilidade e segurança e oferece mais agilidade e conforto para os passageiros, mais inteligência no processo operacional dos aeroportos, maior autenticidade na identificação dos passageiros pela companhia aérea e a segurança requerida pelo Governo”, enfatizou Márcio Lambert, diretor de Public Security & Identity da Idemia no Brasil. A solução MFACE da Idemia é utilizada por importantes aeroportos internacionais, como o de Changi em Singapura.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.