Polícia de São Francisco terá licença para o uso de robôs letais
Nova decisão permite ao departamento de polícia da cidade empregar robôs com força letal quando existir risco de vida a outros cidadãos
A polícia de São Francisco poderá utilizar robôs em seu arsenal para neutralizar indivíduos que ofereçam risco para outros cidadãos ou agentes de segurança pública, decidiu o conselho de supervisores da cidade nesta terça-feira (30). A decisão foi aprovada por oito votos a três.
O texto aprovado indica que o Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD) poderá fazer uso de robôs com força letal quando o “risco de perda de vida de membros do público ou de oficiais” for “iminente e superar qualquer outra opção de força disponível para SFPD”.
Listados no inventário de equipamentos do departamento de polícia da cidade estão 17 robôs, 12 deles funcionais. Nenhum deles está atualmente equipado com força letal, e, em sua maioria, são utilizados para missões de neutralização de explosivos. Com a nova legislação, no entanto, o caminho para que novos armamentos sejam agregados aos robôs está aberto.
“Robôs equipados dessa maneira só seriam usados em circunstâncias extremas para salvar ou evitar mais perdas de vidas inocentes”, disse Allison Maxie, porta-voz do SFPD, em um comunicado. Ainda segundo a porta-voz, os robôs também poderiam ser armados com explosivos, para “incapacitar ou desorientar suspeitos violentos, armados ou perigosos”.
*Com informações de Tech Crunch