PNAD TIC 2016 reflete desigualdade brasileira, alerta professor

Segundo especialista, dados da pesquisa mostram internet como ferramenta de democratização de conhecimento

Author Photo
12:32 pm - 22 de fevereiro de 2018

Para o coordenador do MBA em Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, os dados da PNAD Contínua – TIC 2016 refletem a desigualdade existente no Brasil. De acordo com o especialista, a internet é uma ferramenta de democratização do conhecimento.

“Os números da pesquisa antecipam um futuro que tende a apresentar distância ainda maior entre os mais ricos e os mais pobres. Vemos os estados das regiões Sul e Sudeste com maior penetração de acesso enquanto os do Norte e Nordeste com menos. Também é possível observar a presença de conexão em 75% das escolas da rede pública e em 97,4% das escolas da rede particular”, alerta André Miceli.

O professor da FGV ressalta ainda que o futuro realmente é móvel, já que a análise mostra que, quando existe apenas uma forma de acesso à internet numa residência, essa é o celular. Ainda de acordo com coordenador, apesar do aumento vertiginoso de crimes cibernéticos, o Brasil está cada vez mais conectado.

“Das pessoas que não utilizam internet para nada, na média, mais de 30% alegam que não o fazem por falta de conhecimento. Isso mostra que vencemos a etapa da desconfiança, mas estamos com dificuldade de passar pela fase do desconhecimento”, observa o especialista.

Miceli sustenta que a baixa automação nesses setores ainda são fatores para apresentarem menor percentual de acesso ao mundo virtual. Segundo ele, os números certamente vão crescer nos próximos anos. “Nesse tipo de atividade, existe uma forte possibilidade de automação com a transformação digital e utilização de soluções de Inteligência Artificial”, avalia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.