Os 3 erros mais comuns que desenvolvedores cometem na hora de fazer um currículo

Currículo bem estruturado é fator decisivo para quem quer trabalhar no mercado de TI, aconselha startup Turing. Saiba como criar um que destaque

Author Photo
6:00 pm - 20 de junho de 2022

Um currículo bem estruturado pode ser o diferencial na disputa por uma vaga no concorrido mercado de tecnologia. De acordo com a Turing, startup de recrutamento de desenvolvedores, um dos maiores desafios enfrentados por estes profissionais em um processo seletivo é a elaboração do currículo.

“Ter conhecimento técnico é essencial, porém um currículo que detalha toda a sua experiência de trabalho de forma sucinta e clara é tão importante quanto”, ressalta Joselito Júnior, desenvolvedor e Gerente do Programa de Comunidades da Turing no Brasil. Em sua análise, muitos desenvolvedores pecam ao colocar termos técnicos na sua apresentação, o que muitas vezes pode confundir os recrutadores. “Por isso, é importante ser didático neste primeiro momento para conseguir apresentar suas qualificações de modo assertivo”, complementa Joselito.

Leia mais: Por que jovens trabalhadores de tecnologia vão embora – e o que você pode fazer para mantê-los

Abaixo, a Turing aponta os três erros mais comuns que desenvolvedores acabam cometendo em seus currículos e dicas para uma melhor performance.

Uso de abreviações e termos técnicos específicos do cotidiano

A utilização da linguagem técnica no currículo aparenta, para muitos, como um diferencial a ser considerado, mas para os recrutadores, pode atrapalhar a avaliação e a fluidez de um processo delicado e ágil de recrutamento. Por isso, recomenda-se sempre a utilização da linguagem simplificada e compreensível.

Habilidades irrelevantes fora da expectativa da vaga

As habilidades devem ser selecionadas de acordo com a vaga desejada. Informações adicionais externas atrasam o RH e sugerem a ausência de objetividade e precisão, características que podem ser um critério excludente no processo seletivo.

Desorganização na estrutura

O currículo deve seguir uma estrutura orgânica, bem elaborada e organizada com as informações do candidato para que o processo de análise não seja demorado. Pense na organização e estética do documento, de forma a demonstrar, objetivamente, sua trajetória e condução da carreira.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.