Já pensou em ter sua operação de TI automatizada por meio do Managed Services?

Também conhecido como serviços gerenciados, essa estratégia vai muito além de reduzir custos operacionais em TI

Author Photo
8:21 am - 08 de maio de 2023
data center, serviços gerenciados, trabalhdores Foto: Shutterstock

As empresas buscam incessantemente por soluções e sistemas inteligentes, que as possibilitem reduzir custos, ganhar escala, crescer e agregar mais valor ao negócio. A questão é que, muitas vezes, o time de tecnologia não acompanha esse crescimento da área de TI porque as demandas começam a ser além do que os profissionais conseguem cumprir, seja pelo tamanho da equipe ou pela falta de ter, no time, experts em todas as tecnologias usadas pela companhia.

Tendo em vista que a área de TI deve focar em inovação e no core business das organizações enquanto lida com o desafio de manter e aprimorar a infraestrutura de TI e as aplicações existentes, este gap pode ser facilmente suprido por meio dos serviços gerenciados, também conhecidos como Managed Services – que atendem as demandas secundárias, porém importantes para o negócio e que necessitam de grande confiabilidade, agilidade e eficiência.

Leia também: 7 dicas essenciais para atrair desenvolvedores

Esta estratégia, por mais que seja comumente adotada no mercado, pode ser aprimorada para impulsionar ainda mais os negócios e mostrar o real valor que esse serviço traz para as empresas. Além do Managed Services gerenciar e monitorar as operações de TI, imagine se este serviço incluir, também, automações dos processos e das atividades, seja para melhorar a operação como um todo ou a experiência dos clientes/colaboradores. Isso envolve, por exemplo:

• Uso de bots para atendimento self-service;
• Soluções de inteligência artificial para diagnósticos e predição de incidentes;
• Tratamento/resolução automática e em segundos dos tickets menos complexos;
• Automação de tarefas recorrentes e repetitivas dos analistas;
• Suporte na resolução dos tickets de maior complexidade, apoiando diretamente para uma rápida tomada de decisão, por meio da automação da coleta de dados.

Diante desse pacote de benefícios, é notório que terceirizar todas as atividades, sejam elas de gestão da infraestrutura de TI, banco de dados e aplicações, é uma excelente estratégia, não só porque a equipe de TI não precisa focar nesses microgerenciamentos, podendo concentrar nos processos essenciais para o desenvolvimento da empresa, na criação de novos serviços e produtos, atividades com impacto direto no ganho de receita, escalabilidade e foco no core business, mas sim porque a companhia passa a ter seus processos automatizados sem investir diretamente nisso. Uma via de mão dupla que:

• Gera
o Detectação e resolução automática das falhas
o Aumento da qualidade dos serviços
o Maior estabilidade e disponibilidade dos ambientes
o Contratos com valor decrescente, comparado com ambientes sem automação

• Reduz
o Os custos por meio da otimização do uso dos recursos
o O tempo de resolução dos incidentes
o A quantidade de erros manuais
o O downtime e o tempo de investigação através do uso de ferramentas de monitoração com o uso de correlação de eventos
o A instabilidade devido à troca de pessoas no time pelo fornecedor

Para se ter uma ideia, um recente levantamento da Research And Markets apurou que o mercado de Managed Services deve crescer 11,27% em todo o mundo até 2025. E a pesquisa da KPMG, em parceria com a HFS Managed Services, aponta que nove em cada dez executivos concordam que o Managed Services é o modelo de entrega mais eficaz para o tipo de trabalho que os fornecedores oferecem. Para 75% dos entrevistados, a maioria das companhias planeja aumentar os investimentos com Managed Services nos próximos dois anos – e esse acréscimo projetado frequentemente envolve melhorias significativas nas margens de lucro.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Ao ter a automação integrada ao serviço de Managed Services, mesmo que a operação cresça demasiadamente, a sustentação do ambiente de TI não precisa crescer proporcionalmente, tampouco é necessário aumentar – na mesma proporção do crescimento do negócio – os custos com a operação de Managed Services, podendo manter ou, até mesmo, reduzir a equipe de TI.

Portanto, se a sua empresa ainda não aderiu ao Managed Services, não perca tempo e mude suas perspectivas. Lembre-se de que as organizações que não acompanharem as tendências, as novidades, e os aprimoramentos das ferramentas e estratégias perdem competitividade e espaço no mercado, mesmo que não em um futuro breve, mas com certeza no médio e longo prazo. Não perca tempo e invista em soluções gerenciadas.

*Eduardo Zerio é Managed Services Manager da Icaro Tech

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.