Obama quer encontrar cura do câncer com ajuda de empresas do Vale do Silício

Author Photo
10:46 am - 14 de janeiro de 2016
Obama quer encontrar cura do câncer com ajuda de empresas do Vale do Silício

O Vale do Silício, nos Estados Unidos, pode participar da mais nova iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para acabar com casos de câncer. Ele anunciou a iniciativa nesta semana.

Joe Biden, atual vice-presidente dos Estados Unidos, ficará encarregado da iniciativa. Biden passou a se envolver mais fortemente com a causa depois que seu filho morreu de câncer no cérebro no ano passado. Ele pretende envolver tanto o público como o setor privado na busca por tecnologias avançadas do Vale do Silício que contribuam para combater a doença.

Na visão dele, ciência, dados e resultados de investigação estão isolados em silos, impedindo progressos mais rápidos e maior alcance para os pacientes. A ideia é mudar esse quadro.

Do Google[x], plataforma de busca de câncer, ao Atomwise, plataforma de aprendizado de máquina que trabalha para encontrar e curar doenças em seus estágios inicias, o celeiro das ideias do mundo em São Francisco conta com várias startups e organizações que miram o problema de maneira diferente.

Incubadoras como Y Combinator, IndieBio e Breakout Labs reúnem uma série de startups promissoras no universo de pesquisa do câncer. O Y Combinator, por exemplo, começou a atuar no espaço de biotecnologia mais de um ano atrás e, desde então, lançou startups como Ixchel e Notable Labs, que estudam os efeitos de certas drogas sobre células cancerígenas.

Há uma série de startups baseadas no Vale do Silício que fornecem investigação e informação que, quando combinadas, podem oferecer uma compreensão melhor sobre como lidar com a doença. 

Muitas pesquisas relacionadas ao tema também estão sendo realizadas em Boston e San Diego. A Flatiron, por exemplo, plataforma baseada em nuvem agrega dados de centros de tratamento de câncer em todo o mundo e oferece informações de ensaios clínicos para um banco de dados global usado para armazenar e analisar informações.

Na visão do governo dos Estados Unidos, a colaboração fará com que mais pessoas e empresas se juntem à causa e encontrem formas eficazes de descobrir uma cura para a doença.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.