Obama autoriza sanções contra ameaças virtuais

Author Photo
3:31 pm - 01 de abril de 2015
Obama autoriza sanções contra ameaças virtuais
Ciberataques recentes, e especialmente o praticado contra a Sony Pictures, catalisaram um olhar renovado de como governos e empresas lidam com as ameaças virtuais, especialmente vindas de países estrangeiros.

À luz dos acontecimentos recentes, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou hoje (1/4) um decreto que autoriza sanções específicas contra indivíduos ou entidades que ameaçam “a segurança nacional, a política externa econômica ou a estabilidade financeira dos Estados Unidos”. 

A lei criada por Obama permitirá que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos penalize qualquer pessoa ou instituição que se envolver em ciberataques de larga escala que causem danos ou comprometam infraestruturas fundamentais. Pela sanção, o país poderá congelar ativos, cortando negócios com empresas norte-americanas, ou banir acesso ao sistema bancário da empresa. 

Embora o governo foque principalmente naqueles que se envolvem nos ciberataques, ele vai atrás dos que lucram com eles. As sanções vão servir como elemento dissuasor para as empresas que usam segredos comerciais roubados, por exemplo.
O Presidente esclarece que as sanções não afetarão as vítimas de ataques cibernéticos (como pessoas que têm seus computadores involuntariamente usados por botnets), nem a comunidade de pesquisa de segurança cibernética.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.