Nutanix cresce com estratégia de ataque à base VMware
Executivos da empresa ressaltaram que hiperconvergência tem sido vedete dos negócios que desejam otimizar gestão da infraestrutura
No ano em que completa dez anos de atuação na América Latina, a Nutanix, empresa global de soluções de hiperconvergência, comemora os resultados positivos dos negócios na região e em solo nacional. Com mais de 400 clientes no mercado brasileiro, a empresa tem mirado seus esforços em proporcionar aos clientes a liberdade de escolha e a facilidade de integração em ambientes multi-cloud.
Em linha com essa estratégia, a empresa tem ampliado seus negócios com a migração de clientes da VMware para sua plataforma. Em conversa com jornalistas na tarde desta quarta-feira (18/10), Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil, Andres Hurtado, vice-presidente para América Latina da Nutanix, e Chris Augenstein, vice-presidente sênior de Vendas para Américas da Nutanix, revelaram que a tecnologia da Nutanix tem atraído empresas justamente por sua facilidade de trabalhar com diferentes provedores de nuvem, sem precisar de readequação tecnológica.
A Nutanix também reforçou o recém-lançamento da plataforma GPT-in-a-Box, que integra inteligência artificial em sua infraestrutura de nuvem. A nova oferta, explica Augenstein, permite a configuração da infraestrutura de hardware e software incorporando IA, utilizando modelos de linguagem grandes (LLM) e frameworks MLOps na plataforma Nutanix Cloud.
Ao comentar sobre o diferencial da estratégia da Nutanix, Oliveira enfatizou o movimento claro dos clientes em direção à portabilidade multi-cloud e a importância de ‘replataformar’ aplicações para garantir essa flexibilidade. “O anúncio da nova plataforma de IA reforça o compromisso da Nutanix em fornecer soluções avançadas e atender às crescentes demandas do mercado”, revela.
Na prática
Thiago Parreira, diretor de tecnologia do Grupo EBD, destacou os benefícios da Nutanix em lidar com a complexidade de gerenciar uma infraestrutura escalável em um ambiente multi-cloud. O Grupo EBD, com 46 anos de atuação em diversos estados e três frentes de negócios, encontrou na Nutanix uma solução para consolidar e gerenciar sua infraestrutura de forma eficiente, eliminando a dependência da VMware, Dell e Broadcom.
“Antes, eu tinha uma pessoa para gerenciar VMware, outra para servidor, outra para storage e outra para redes. Hoje com Nutanix conseguimos fazer a gestão de toda essa infraestrutura com uma pessoa, porque tem uma consolidação. Trata-se da hiperconvergência dentro de uma tecnologia”, conta ele.
O executivo compartilhou a experiência da sua empresa, que em pouco mais de oito meses migrou completamente para a Nutanix. A empresa opera com dois data centers, um da Equinix e outro da Acenty, ambos impulsionados pela tecnologia da Nutanix.
Segundo ele, a migração resultou em uma otimização de recursos notável, transformando um ambiente que anteriormente dependia de 30 hacks em apenas 4 hacks, reduzindo drasticamente custos associados a espaço e energia.
O ambiente da empresa agora é híbrido, integrando Azure e uma parte on premise com aplicações legadas. “A Nutanix não apenas nos permitiu consolidar nossos sistemas, mas também otimizar nosso hardware. Conseguimos atualizar nosso hardware de forma eficiente, graças à integração harmoniosa entre hardware e Hypervisor”, explicou Parreira.
A migração, que incluiu ambientes de desenvolvimento, teste e homologação, foi realizada ao longo de seis meses para garantir uma transição suave. “Testamos minuciosamente para nos certificarmos que todos os aspectos de nossos sistemas fossem transferidos perfeitamente. A migração completa levou uma semana após a instalação do novo hardware. Embora o processo total tenha sido planejado para dois anos, esperamos que cerca de 50% da nossa infraestrutura esteja operando na Nutanix até 2024”, acrescentou Parreira.
Além disso, a Nutanix, de acordo com o executivo, permitiu que a empresa deixasse de utilizar seu antigo sistema de armazenamento (storage), já que na infraestrutura hiperconvergente da Nutanix, os discos são incorporados diretamente nos servidores. Esta inovação não só simplificou a infraestrutura da empresa, mas também melhorou a eficiência operacional, impulsionando a comanhia para uma nova era de produtividade tecnológica.
Gilmar Miranda, coordenador de infraestrutura da Adiq Pagamentos, empresa de adquirência credenciada pelo Banco Central, contou que a companhia migrou 90% de seu ambiente para a Nutanix, enfatizando a facilidade de uso da tecnologia e a economia significativa de espaço e recursos.
“Nascemos com Nutanix. Nossa decisão inicial foi impulsionada pela necessidade de economia de espaço e eficiência em todas as camadas da nossa infraestrutura”, revelou. “Há um ano, iniciamos a migração da VMware para Nutanix, transferindo 90% da nossa infraestrutura para hiperconvergência, com os restantes 10% programados para a transição em maio do próximo ano”, explicou Miranda. Esta decisão, comenta o executivo, não apenas liberou recursos financeiros, mas também transformou a maneira como a Adiq gerencia seus sistemas, proporcionando eficiência operacional.
Com dois data centers, um em São Paulo, administrado pela Tivit, e outro no Rio de Janeiro, a Adiq encontrou na Nutanix a solução para simplificar a administração dos seus sistemas. “A beleza da Nutanix é a simplicidade. Poucas pessoas são necessárias para administrar nossa infraestrutura complexa, permitindo-nos focar no que fazemos de melhor – facilitar transações para outras empresas”, ressaltou Miranda.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!