Notícias

Nestlé inaugura centro de operações com IA, RA e assistente de voz

A Nestlé anunciou esta semana a inauguração, em Ituiutaba (MG), do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Brasil. Todo o controle da operação da fábrica da empresa passa a ser integrado em um ambiente equipado com tecnologia, incluindo um videowall com gráficos interativos e visão da cadeia de produção, manutenção preditiva através de modelos de machine learning, óculos de realidade aumentada e uso de assistente conversacional.

A Nestlé não revelou o investimento total no COI, mas disse que vai investir mais de R$ 760 milhões em automação, modernização e expansão da capacidade nas fábricas em 2021. Esse valor inclui a inauguração em Ituiutaba.

Segundo a empresa, o COI reúne recursos para uma operação mais autônoma, ágil e segura. O centro deve conectar todos os operadores da unidade, e promete trazer ganhos energéticos, redução de paradas não planejadas e melhoria do rendimento do processo produtivo.

Leia mais: Investimento em startups brasileiras da Indústria 4.0 quintuplica em 2020

O centro faz parte da estratégia de transformação digital da empresa e integra um projeto de fábrica inteligente (Smart Factory), com consolidação de várias iniciativas de digital e automação nas unidades da companhia nos últimos cinco anos, dentro do conceito de Indústria 4.0.

“Com a consolidação do projeto, trazemos um modelo inovador em operações, em que deixamos de ter paredes entre os departamentos e passamos a ter todo o time trabalhando de forma integrada e otimizada”, diz em comunicado Caio Martins, diretor da unidade.

O COI também faz parte de Data Lab cujo objetivo é oferecer uma visão dos dados da companhia. Isso significa acesso, compartilhamento e utilização de informações de forma integrada e digital pelos profissionais e áreas da empresa.

Jornada 4.0

Os investimentos da Nestlé em indústria 4.0 no Brasil começaram em 2016, com a implementação do primeiro robô em unidade fabril. Em 2019 a empresa aumentou em quase 80% o investimento em pesquisa e desenvolvimento e otimização de produção, usando machine learning, softwares, robôs e veículos autônomos, entre outras tecnologias.

Atualmente, diz a Nestlé, todas as novas linhas de produção nascem sob o conceito de indústria 4.0. Em 2020 a empresa inaugurou um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de tecnologias dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP). O objetivo é acelerar a pesquisa e desenvolvimento de inovações, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

2 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

3 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

3 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

5 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

6 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

6 horas ago