Nestlé inaugura centro de operações com IA, RA e assistente de voz

COI em Ituiutaba (MG) faz parte de plano de investimento de R$ 760 milhões em automação e modernização de fábricas em 2021

Author Photo
7:39 pm - 27 de maio de 2021
Centro de Operações Integradas da Nestlé em Ituiutaba (MG). Foto: Divulgação

A Nestlé anunciou esta semana a inauguração, em Ituiutaba (MG), do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Brasil. Todo o controle da operação da fábrica da empresa passa a ser integrado em um ambiente equipado com tecnologia, incluindo um videowall com gráficos interativos e visão da cadeia de produção, manutenção preditiva através de modelos de machine learning, óculos de realidade aumentada e uso de assistente conversacional.

A Nestlé não revelou o investimento total no COI, mas disse que vai investir mais de R$ 760 milhões em automação, modernização e expansão da capacidade nas fábricas em 2021. Esse valor inclui a inauguração em Ituiutaba.

Segundo a empresa, o COI reúne recursos para uma operação mais autônoma, ágil e segura. O centro deve conectar todos os operadores da unidade, e promete trazer ganhos energéticos, redução de paradas não planejadas e melhoria do rendimento do processo produtivo.

Leia mais: Investimento em startups brasileiras da Indústria 4.0 quintuplica em 2020

O centro faz parte da estratégia de transformação digital da empresa e integra um projeto de fábrica inteligente (Smart Factory), com consolidação de várias iniciativas de digital e automação nas unidades da companhia nos últimos cinco anos, dentro do conceito de Indústria 4.0.

“Com a consolidação do projeto, trazemos um modelo inovador em operações, em que deixamos de ter paredes entre os departamentos e passamos a ter todo o time trabalhando de forma integrada e otimizada”, diz em comunicado Caio Martins, diretor da unidade.

O COI também faz parte de Data Lab cujo objetivo é oferecer uma visão dos dados da companhia. Isso significa acesso, compartilhamento e utilização de informações de forma integrada e digital pelos profissionais e áreas da empresa.

Jornada 4.0

Os investimentos da Nestlé em indústria 4.0 no Brasil começaram em 2016, com a implementação do primeiro robô em unidade fabril. Em 2019 a empresa aumentou em quase 80% o investimento em pesquisa e desenvolvimento e otimização de produção, usando machine learning, softwares, robôs e veículos autônomos, entre outras tecnologias.

Atualmente, diz a Nestlé, todas as novas linhas de produção nascem sob o conceito de indústria 4.0. Em 2020 a empresa inaugurou um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de tecnologias dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP). O objetivo é acelerar a pesquisa e desenvolvimento de inovações, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.