NEC Brasil traça novos horizontes com liderança de José Renato Gonçalves

Empresa passou a atuar no mercado enterprise e fez sua incursão no governo com software e serviços

Author Photo
8:20 am - 06 de outubro de 2023
José Gonçalves, NEC

Há um ano, José Renato Gonçalves assumiu a presidência da NEC Brasil, trazendo consigo uma visão audaciosa e inovadora para a empresa. Com ampla experiência no setor de telecom, sua liderança tem sido marcada por uma transformação profunda, redefinindo não apenas o foco estratégico da fabricante, mas também a identidade da empresa.

Não faz muito tempo, a NEC era conhecida por sua atuação em hardware, mas os últimos anos foram cruciais para uma mudança de posicionamento para software e serviços. A chegada do executivo estava, desde o princípio, alinhada a essa nova fase.

Quando Gonçalves assumiu a presidência da NEC Brasil, ele tinha um objetivo claro em mente: transformar a NEC em um líder nos setores de telecom, enterprise e governo por meio de inovações tecnológicas e integração inteligente. A visão estratégica de Gonçalves rapidamente tomou forma, concentrando-se em áreas-chave para expandir e diversificar os negócios da empresa.

Uma das mudanças mais significativas da sua gestão foi a reestruturação da área de enterprise, impulsionando a NEC para se destacar em soluções de colaboração, segurança, e conectividade wireless para o mundo empresarial. A criação de uma divisão dedicada ao governo também foi crucial, permitindo à NEC oferecer soluções inovadoras, como a identificação digital de bebês, cidades inteligentes e diversos outros projetos governamentais.

Nessa nova arena, inteligência artificial também ganhou importância. “Não apenas integramos hardware de diversos fabricantes, mas também nos concentramos no desenvolvimento de software com IA embarcada. Desde soluções para agricultura de precisão até programas inovadores de saúde que utilizam IA para prever condições médicas, estamos na vanguarda da revolução tecnológica”, destaca o executivo em conversa ao IT Forum.

Além disso, a NEC Brasil tem investido pesadamente em 5G, destacando-se pela capacidade de integrar soluções privadas e públicas, posicionando-se de forma estratégica no conceito Open-RAN (Open Radio Access Networks), arquitetura de rede pensada para promover a interoperabilidade por meio de hardware e software.

Desafios da NEC pela frente

Fazendo um balanço da sua liderança nos últimos 12 meses, Gonçalves apontou os desafios que a empresa enfrentou durante sua transformação. Um dos pontos-chave foi a necessidade de criar uma cultura organizacional que estivesse alinhada com a visão de crescimento da NEC Brasil. Ele elogiou sua equipe, destacando que a paixão e o profissionalismo foram fundamentais para superar os obstáculos.

“A equipe NEC é fantástica. São pessoas que têm muito tempo de empresa, mas não pararam no tempo. Se atualizaram e querem fazer a companhias crescer. Todas as áreas têm cabeça voltada para o negócio”, comenta ele.

Quando questionado sobre o futuro dos negócios, Gonçalves se mostrou otimista. Ele destacou o apetite do mercado por atualizações tecnológicas e a crescente demanda por serviços inovadores nos setores de enterprise, governo e agronegócios.

No agronegócio, a empresa tem avançado sobremaneira e já conta com soluções que apoiam esse mercado de forma mais assertiva, garantindo a evolução para o agronegócio de precisão. As ferramentas da NEC avisam, por exemplo, sobre irrigação em áreas específicas, reduzindo custos dos clientes e tornando o processo mais assertivo. “Em um dos pilotos que fizemos, conseguimos economizar 20% em água, porque entendemos que o agricultor irrigava áreas que não precisavam. Essa solução já foi aplicada em Portugal para cultura de tomate e estamos agora testando no Brasil para cenoura e uva”, adianta ele.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.