Napster é vendido para startup de shows MelodyVR por US$ 70 milhões

Um dos primeiros programas de compartilhamentos de arquivo da internet atualmente funciona como plataforma de streaming

Author Photo
4:25 pm - 27 de agosto de 2020
Napster MelodyVR MONTREAL, CANADA - MARCH 10, 2018: Napster web page under magnifying glass. Napster is the name given to three music-focused online services.

Quem começou a usar a internet por volta dos anos 2000 provavelmente se lembra do nome Napster. O software foi um dos primeiros usados para compartilhar arquivos, principalmente, de músicas. O Napster voltou ao noticiário nesta semana, quando a startup de shows online MelodyVR realizou a compra da marca por US$ 70 milhões.

A informação foi confirmada pelo jornal The Guardian. A startup trabalha com transmissão de shows e realidade virtual. Durante a pandemia, a empresa teve uma expansão de seus produtos. Dentre os artistas que se apresentaram nas transmissões da marca estão Emeli Sandé, The Chainsmokers e Cypress Hill.

Com a compra, a marca deve ganhar os cerca de 3 milhões de usuários do Napster. Além disso, acesso aos 90 milhões de faixas licenciadas pela plataforma, que se tornou um serviço de streaming. Ou seja, o negócio também deve tornar a MeloyVR em uma combinação dos dois serviços: streaming de shows e músicas.

Leia também: o plano de Elon Musk para tocar música no cérebro das pessoas

“A aquisição do Napster pela MelodyVR resultará no desenvolvimento da primeira plataforma de entretenimento musical que combina conteúdo visual envolvente e streaming de música. Nossa compra do Napster, um dos revolucionários originais da indústria da música, nasceu do desejo de apresentar um serviço de música verdadeiramente de última geração”, afirmou o presidente da MelodyVR, Anthony Matchett, ao The Guardian.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.