Mulheres ocupam 39% dos empregos no setor de TIC, diz Brasscom
Relatório de diversidade publicado pela associação do setor indica que representação feminina cresceu 7,7% ao ano desde 2020
As mulheres ocupam apenas 39% dos empregos no setor de tecnologia da informação e comunicações (TIC), indica um o Relatório de Diversidade de Gênero no Setor de TIC, divulgado pela Brasscom no Dia Internacional da Mulher. O número é bem inferior ao proporcional auferido pelo Censo do IBGE (51,5%), mas ao menos houve evolução: nos últimos três anos, a proporção feminina cresceu 1,5 pontos percentuais.
Segundo o estudo, a representação feminina no setor de TIC cresceu a uma taxa anual de 7,7% desde 2020. No entanto, ressalta a associação do setor, em algumas verticais dentro do setor de TIC a representação é ainda menor: 37,7% em serviços e 36,7% em software.
Leia também: Para 88% dos profissionais, mulheres são sub-representadas na liderança
As mulheres superam os homens em qualificação para cargos de diretoria e gerência, sendo que 9,9% têm pós-graduação contra 8,2% dos homens. Em contratações de mulheres em cargos de analista e coordenação, as mulheres também superam os homens.
O crescimento entre os analistas foi de 1,2% para os homens e 1,8% para as mulheres, e em funções técnicas de TI, P&D e engenharia, o crescimento feminino foi superior ao masculino, 2,1% versus 1,3%.
O relatório completo pode ser baixado no site de Brasscom.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!