Mulheres ocupam 39% dos empregos no setor de TIC, diz Brasscom

Relatório de diversidade publicado pela associação do setor indica que representação feminina cresceu 7,7% ao ano desde 2020

Author Photo
1:10 pm - 15 de março de 2024
educação, mulheres, oportunidades em tecnologia, menina, estudante, notebook Foto: Shutterstock

As mulheres ocupam apenas 39% dos empregos no setor de tecnologia da informação e comunicações (TIC), indica um o Relatório de Diversidade de Gênero no Setor de TIC, divulgado pela Brasscom no Dia Internacional da Mulher. O número é bem inferior ao proporcional auferido pelo Censo do IBGE (51,5%), mas ao menos houve evolução: nos últimos três anos, a proporção feminina cresceu 1,5 pontos percentuais.

Segundo o estudo, a representação feminina no setor de TIC cresceu a uma taxa anual de 7,7% desde 2020. No entanto, ressalta a associação do setor, em algumas verticais dentro do setor de TIC a representação é ainda menor: 37,7% em serviços e 36,7% em software.

Leia também: Para 88% dos profissionais, mulheres são sub-representadas na liderança

As mulheres superam os homens em qualificação para cargos de diretoria e gerência, sendo que 9,9% têm pós-graduação contra 8,2% dos homens. Em contratações de mulheres em cargos de analista e coordenação, as mulheres também superam os homens.

O crescimento entre os analistas foi de 1,2% para os homens e 1,8% para as mulheres, e em funções técnicas de TI, P&D e engenharia, o crescimento feminino foi superior ao masculino, 2,1% versus 1,3%.

O relatório completo pode ser baixado no site de Brasscom.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.