Para 88% dos profissionais, mulheres são sub-representadas na liderança

Apenas 49% das empresas avaliam se força de trabalho é equilibrada em termos de gênero, indica estudo da Robert Walters

Author Photo
1:20 pm - 14 de março de 2024
cibersegurança, mulher, pessoa, segurança da informação, especialistas em cibersegurança, ctos Imagem: Shutterstock

É quase unanime: apesar de as empresas estarem investindo mais esforços para reduzir lacunas de gênero entre os funcionários, as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança e de gestão. É o que dizem 88% dos ouvidos por um estudo divulgado essa semana pela consultoria de recrutamento Robert Walters.

Foram ouvidos 700 profissionais em posições de gestão de distintas áreas e 300 responsáveis por recrutamento em empresas de diferentes setores. O objetivo foi entender a situação atual das mulheres no mercado de trabalho.

Para a consultoria, as empresas precisam descobrir como podem atrair e reter talentos femininos. Mas o cenário descoberto pelo estudo não é dos melhores: apenas 49% das empresas avaliam se a força de trabalho é equilibrada em termos de gênero, e só 34% têm planos específicos para promover diversidade no processo de seleção, desenvolvimento e retenção.

Para 75% dos profissionais entrevistados, políticas de educação e formação sobre diversidade de gênero no ambiente de trabalho deviam ser implementadas. Só metade acredita que a gestão da diversidade de gênero na sua empresa é transparente ou aberta.

Falta clareza no RH

Segundo o estudo, as empresas enfrentam dois desafios principais: primeiro, como desenvolver uma estratégia eficaz para garantir diversidade de gênero no local de trabalho; e, segundo, como comunicar essa estratégia aos funcionários atuais e potenciais.

Nas áreas responsáveis pela implementação e promoção de políticas de diversidade de gênero, 72% dos profissionais afirmaram que deve ser a direção geral da empresa, seguida do departamento de recursos humanos (26%) e marketing (2%).

Leia também: Adaire Fox-Martin assumirá como nova CEO da Equinix

Duas a cada três empresas utilizam métodos para garantir imparcialidade nos processos de seleção: 55% asseguram que as candidaturas são revistas por várias pessoas, e 24% optam pela formação dos responsáveis de contratação para que sejam imparciais em relação ao gênero – medida considerada mais eficaz por 89% dos profissionais entrevistados.

“As empresas que lideram práticas que asseguram a igualdade de oportunidades têm uma força de trabalho sólida e a longo prazo, bem como uma vantagem competitiva num contexto de escassez de talento”, pondera Gerrit Bouckaert, CEO Robert Walters e Walters People. “Estas empresas que garantem a diversidade no local de trabalho demonstram mais criatividade e inovação nos seus projetos e negócios, como certificam 77% dos recrutadores que participaram neste estudo”.

Exigências para a retenção

Para nove em cada 10 mulheres, o melhor método para manter profissionais comprometidos e satisfeitos com a organização é dar um caminho claro para a progressão de carreira. Além disso, 48% afirmam que ter um trabalho gratificante é a principal prioridade profissional.

Aspectos relacionados com a flexibilidade laboral são determinantes. Grande parte das mulheres valoriza medidas mais atraentes de conciliação da vida pessoal com a profissional (74%), horários flexíveis ou a possibilidade de trabalhar de casa (61%).

Outros fatores-chave numa mudança de trabalho incluem um ambiente colaborativo e de trabalho em equipa (63%), bem como um espaço para expressar opiniões livremente (56%).

Da mesma forma, 57% das mulheres mudariam de emprego por uma melhor política de maternidade. Para 63%, o fato de terem optado por uma medida de conciliação abrandou ou pode abrandar a sua projeção profissional.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.