Mudou o CEO da sua empresa. E agora?

Os kick-offs de novos boards são críticos para o seu sucesso.

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10:02 am - 19 de outubro de 2019

Sempre que há um novo líder em uma organização, há também uma nova equipe de board. Às vezes um novo CEO chega com alguns executivos de sua organização anterior. Mas o que realmente difere é a maneira como o CEO deseja trabalhar com a equipe – apenas para compartilhar informações, para consultas sobre decisões importantes ou como um grupo que toma essas decisões, por exemplo.

Supondo que o novo CEO de uma empresa deseja criar uma equipe real que tome decisões importantes, colaboradores, mesmo os que não são do board, podem ajudar? Frequentemente, essa pergunta é feita por profissionais de RH e a resposta é simples: sim, é possível ajudar o board a ter um kick-off bem-sucedido.

Pesquisas realizadas pela equipe de Ruth Wageman, uma das principais ehttps://itforum.com.br/wp-content/uploads/2018/07/shutterstock_528397474.webpsas e profissionais em pesquisa e atuação com equipes, especialmente as de liderança, demonstram que os kick-offs de novos boards são críticos para o seu sucesso.

Esses primeiros momentos dão ao CEO a chance de criar as condições que resultam em uma ótima equipe. É quando os principais líderes da organização podem ser moldados em uma equipe real, ao invés de uma que existe apenas no nome. Então, o que o profissional pode fazer para ajudar o CEO a obter o melhor kick-off?

Antes de reunir líderes seniores pela primeira vez, um CEO deve definir o objetivo da equipe, decidir quem deve – e não deve – estar e preparar os membros para os papéis que desempenharão. Demais colaboradores podem ajudá-lo a enfrentar os desafios cognitivos e emocionais impostos por essas atividades, mesmo que não estejam presentes nesse kick-off.

É neste primeiro momento que os limites da equipe são definidos, um processo que deve ocorrer em particular. No entanto, é possível se tornar num conselheiro confiável. Mesmo que não haja um relacionamento direto com o CEO, é quase certo que outros membros da equipe possam construir um bom relacionamento com alguém que o tenha e assim ajudar o CEO a aproveitar essa oportunidade crucial para colocar as coisas na melhor trajetória.

Esse e muitos outros temas relacionados a gestão de pessoas, aprendizagem de equipe e desenvolvimento organizacional são aprofundados no “Curso de Certificação Avançada nas 6 Team Conditions – Team Diagnostic Survey (TDS)”, realizado pela própria Ruth Wageman em São Paulo, nos dias 22 e 23/10, no IBGC (World Trade Center – Av. das Nações Unidas, 12551).

*Por Ruth Wageman, uma das principais acadêmicas que estuda e trabalha com equipes, especialmente equipes de liderança. Sua especialidade são as condições que influenciam o excelente desempenho dos times. Para chegar ao modelo com o qual trabalha, Ruth realizou amostras com 120 times de liderança em todo o mundo, além de acompanhar e pesquisar mais de mil equipes para chegar às Seis Condições que propõe como sendo fundamentais para o bom desempenho dos times. Ruth desenvolve capacidade de lideranças colaborativas dentro e entre organizações, especialmente com equipes de liderança multissetorial que trabalham para transformar a sociedade. Foi professora nas universidades Columbia e Dartmouth e atualmente leciona na Harvard University, onde liderou e lidera muitos programas de pesquisa inovadores. 

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