Mais da metade das MPEs no Brasil ainda não planeja sua transformação digital
Apesar de avançar a digitalização, empresas ainda não possuem plano consistente na adoção de tecnologias, revela pesquisa encomendada pela DocuSign
A grande maioria das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil considera a transformação digital importante para o seu segmento e porte, revelou uma pesquisa do Sebrae-SP encomendada pela DocuSign. No entanto, apesar de 96% dessas empresas terem consciência da importância da digitalização, 53% ainda não a incorporaram no seu planejamento ou não sabem como começar esse trabalho.
“Após o período pandêmico, a digitalização se tornou um caminho sem volta. Hoje, ainda que de forma não consistente e integrada, as MPEs usam recursos digitais para facilitar seus processos e alavancar seus negócios”, pontua Richard Hudson, vice-presidente de vendas, DocuSign.
No Brasil, 29,5% do PIB resulta das atividades de MPEs. Atualmente, 8,1 milhões de MPEs geram 52% dos empregos no país, sem contar 12,7 milhões de MEIs. A digitalização, portanto, reserva potencial para alavancar os resultados desse setor e impactar a economia.
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O estudo observou que, entre as pequenas, já é possível observar o uso de ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), sistemas de planejamento (ERP), automação de marketing e assinatura eletrônica.
Outro sinal de que o nível de maturidade digital entre MPEs está aumentando está no fato de que a maioria das empresas pesquisadas (76%) reduziu o uso de contratos em papel nos últimos 3 anos, o que evidencia uma clara tendência em direção à digitalização na gestão de contratos.
“Isso sugere que a maioria das empresas está migrando para contratos digitais, pois isso oferece benefícios significativos, como maior rapidez, geração simplificada, menos trabalho manual e maior segurança. Essa tendência é impulsionada pela crescente importância da tecnologia e das soluções digitais para simplificar processos e aumentar a eficiência”, afirma Felipe Barros, consultor do Sebrae-SP.
Entre as micro e pequenas empresas, 10% delas nasceram como empresas digitais, com foco em tecnologia. Na análise do estudo, esse já é um reflexo da pandemia, quando produtos e serviços precisaram ser adaptados para atender necessidades de consumo remotas. Esse marco também impulsionou o crescimento do trabalho remoto: 49% das empresas dizem que já operam de forma híbrida, enquanto 17% exclusivamente online.
Mas embora a digitalização avance entre as MPEs, o estudo revela que não há um plano consistente na adoção das tecnologias. Ainda vê-se desafios no planejamento, implementação, alocação de verba e monitoramento de mercado e tendências para garantir que esses segmentos também consigam usufruir dos benefícios da digitalização.
Gestão de contratos
A gestão de documentos é uma das áreas potenciais para impulsionar a eficiência dos processos no empreendedorismo brasileiro. 55% afirmam que ainda mantêm documentos físicos, o que frequentemente gera ineficiências, entre elas: atrasos (26%), problemas com renovações (20%), riscos de não-conformidade (17%) e oportunidades perdidas (17%).
Atualmente, 33% dos empreendedores já implementaram os contratos digitais no ambiente de trabalho. No entanto, os processos não são integrados. A maioria dos entrevistados (65%) utiliza editores de texto locais (instalados em uma máquina) para criar contratos, enquanto 12% optam por ferramentas colaborativas em nuvem.
O estudo ainda aponta que a assinatura eletrônica é um primeiro passo para que os microempreendedores avancem em sua jornada de digitalização. As empresas revelaram que seu foco em reduzir custos operacionais e otimizar tempo para competir de forma eficiente encontra resolução neste tipo de tecnologia porque é mais rápido concluir contratos (64%) ao simplificar a criação dos documentos (53%) e reduzir a carga de trabalho manual (40%). Outros benefícios apontados são a segurança (37%) e a precisão das informações (24%). Entre as empresas que ainda não utilizam plataforma de assinatura eletrônica, mais da metade (61%) planeja adotá-la no futuro.
“Embora a jornada de digitalização deva ser iniciada com cuidado e planejamento, os empreendedores precisam revisitar sua cultura e recursos para entender como começar. Por isso, investigar os benefícios da adesão aos sistemas digitais e consultar seus pares e parceiros de confiança é um bom primeiro passo. Ficar inerte não pode ser uma opção”, finaliza Richard Hudson, vice-presidente de vendas para pequenas e médias empresas da DocuSign.
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