Para C-Levels, transformação digital é fator de sobrevivência dos negócios

Estudo da Data-Makers e CDN revela maturidade das empresas brasileiras em suas jornadas de digitalização e perspectivas de investimentos

Author Photo
8:34 am - 18 de outubro de 2023
transformação digital Imagem: Shutterstock

A grande maioria dos CEOs e C-Levels brasileiros veem a transformação digital como fator de sobrevivência para as organizações, identificou o estudo “Transformação Digital e Líderes de Negócios”, realizado pelo instituto de pesquisa e big data Data-Makers e a agência de relações públicas CDN. Segundo a pesquisa, 73% desses líderes qualificam a pauta como de extrema importância para o futuro dos negócios. Já um terço dos entrevistados afirma ter total conhecimento sobre o tema, sugerindo uma maior maturidade sobre a transformação digital. O estudo ouviu 373 líderes de negócios no país, de diversos segmentos.

Entre os principais motivos para a adoção de transformação digital, a eficiência operacional e resultados de negócios se destacaram. Por outro lado, a falta de profissionais e da cultura de transformação digital nas organizações são as principais barreiras, seguidas pela falta de conhecimento sobre o assunto, estrutura organizacional engessada e escassez de recursos financeiros.

Leia mais: CEOs veem IA como misto de benefícios e preocupações sociais e éticas, diz EY

“A pesquisa mostra que os líderes de negócios estão mais envolvidos com o tema em comparação com ESG e Diversidade, por exemplo. Os executivos foram cirúrgicos em apontar a capacitação de profissionais e a falta de cultura como principais barreiras, mostrando um entendimento de que não bastam somente ferramentas e tecnologia”, explica Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers. Sobre os drivers de adoção, Fudissaku destaca ainda a ‘tomada de decisão data-driven’ e a ‘necessidade de acompanhar o comportamento do consumidor’, o que mostra, em sua análise, o quanto os líderes estão atentos às tendências.

Maturidade e perspectivas de investimento

Na comparação sobre o estágio de maturidade digital de suas companhias com o mercado, os líderes adotaram uma postura de cautela. Nesse cenário, metade dos entrevistados indicaram que suas organizações estão na média, enquanto 29% colocaram suas empresas como inferiores.

Apenas 17% avaliaram o estado atual de suas empresas como avançado, onde há roadmap de digitalização sistêmico definido e modelo de negócios e cultura adaptados à transformação tecnológica. Segundo a pesquisa, o porte da empresa é a variável mais importante nesse dado. Quando maior ela é, mais avançado está o seu estágio de maturidade digital.

O estudo aponta para uma boa perspectiva de futuro em termos de investimento em transformação digital. Entre os líderes ouvidos, 47% afirmam que a tendência em suas empresas é de aumento dos aportes nesse sentido, enquanto 49% pretendem pelo menos manter o nível de injeção de verba. Apenas 4% falam em diminuir o investimento.

Entre as tecnologias que deverão receber mais atenção nesse movimento dentro dos próximos 12 meses, destacam-se a Inteligência Artificial (38%), Machine Learning (26%), Big Data (23%) e Internet das Coisas (20%).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.