CEOs veem IA como misto de benefícios e preocupações sociais e éticas, diz EY

Estudo global analisa como executivos encaram as iniciativas de IA e como pretendem alocar investimentos na tecnologia

Author Photo
8:59 am - 17 de outubro de 2023
CEOs, IA generativa, inteligência artificial Imagem: Shutterstock

Quando o assunto é Inteligência Artificial (IA) e seus avanços no mundo corporativo, muitos CEOs se veem cautelosos com a adoção da tecnologia, revelou nova edição do estudo global “Outlook Pulse”, feito pela EY. A pesquisa ouviu mais de 1.200 CEOs no mundo, sendo 50 no Brasil, de empresas com receita maior que US$1 bilhão no último ano fiscal.

Leandro Berbert, sócio de Estratégia e Transações da EY Brasil, comenta que, de modo geral, os CEOs mundo afora estão adotando a inteligência artificial como uma força para o bem, mas mantendo-se cautelosos com consequências desconhecidas e não intencionais. “Eles também acreditam que mais ações precisam ser feitas para mitigar significativos riscos sociais, éticos e cibernéticos”, destaca.

Essas incertezas podem ser percebidas quando o estudo questiona sobre a IA ser “uma força para o bem, que impulsiona eficiência dos negócios e, portanto, cria resultados positivos para todos, como inovações em tratamentos de saúde”. Entre os executivos brasileiros entrevistados, 38% concordaram plenamente com a afirmação, porém 46% concordam de certo modo. No recorte global, esses números são, respectivamente, 29% e 26%.

Leia mais: CEOs compartilham dicas de saúde mental para manter alta performance no trabalho

Quando o tema é “o impacto da IA substituindo os humanos na força de trabalho será contrabalançado pelas novas funções e oportunidades de carreira que a tecnologia cria”, no Brasil, 32% concordam plenamente e 52% concordam em partes, enquanto no global, 27% concordam plenamente e 39% concordam em partes.

Já quando o estudo questiona os executivos sobre as implicações éticas da IA e na forma como a sua utilização pode impactar áreas-chave das nossas vidas, como a privacidade, localmente, 52% concordam plenamente com essa preocupação e 36% em partes. No global, apenas 29% concordam plenamente e 38% concordam em partes.

Ao questionar os executivos se “precisamos fazer mais para mitigar os ‘maus atores’ da IA que poderiam usar a tecnologia de maneiras prejudiciais – desde ataques cibernéticos até falsificações profundas e desinformação”, 40% dos brasileiros concordam plenamente e 36% em partes. Enquanto globalmente, 28% concordam plenamente e 37% em partes.

Por fim, quando analisado que “ainda não estamos fazendo o suficiente para gerir as consequências indesejadas da IA, que poderão ter implicações significativas para a comunidade empresarial e a sociedade”, as respostas no Brasil estão equilibradas: 40% concordam plenamente e 40% em partes. Já na média global, 29% concorda plenamente e 35% em partes.

Investimentos em tecnologia

A pesquisa da EY ainda revelou que apenas 12% dos CEOs brasileiros não planejam nenhum investimento de capital significativo em inovação de produtos/serviços impulsionada por IA. Enquanto 36% não fizeram investimentos de capital significativos até o momento, mas planejam fazê-lo nos próximos 12 meses e 52% já estão totalmente integrados às mudanças de produtos/serviços impulsionadas pela IA no processo de alocação de capital e estão investindo ativamente na inovação impulsionada pela IA.

Para Berbert, sócio da EY, “cada vez mais, a IA reforça sua importância junto com as estratégias de negócios das companhias, independentemente do setor de atuação. Mesmo sem o completo conhecimento, ela é ferramenta importante para impulsionar, otimizar e desenvolver negócios”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.