CEOs compartilham dicas de saúde mental para manter alta performance no trabalho

Executivos usam horas de lazer como descompressão e impulso para a tomada de decisões e sucesso nos negócios

Author Photo
11:44 am - 16 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

O cuidado com a saúde mental se tornou prioridade para muitos CEOs e C-levels para conseguir manter a produtividade e a alta performance no dia a dia do trabalho. A pressão por entregar resultados em meio a cenários complexos de incerteza e alta competitividade faz com que o cuidado com a saúde mental seja fundamental para garantir a qualidade de vida não só dos executivos, mas de suas equipes e também como parte da condução dos negócios.

Liana Chiaradia, fundador e CMO da Guia da Alma, startup de soluções de saúde mental para pessoas e empresas, aponta que o estímulo à saúde mental nas empresas começa pelo exemplo. “Falar de saúde mental ainda é tabu para muitas pessoas e isso se reflete no ambiente de trabalho. Quando o CEO quebra essas barreiras e trata do assunto de forma aberta por meio de ações, é capaz de transformar a cultura organizacional e influenciar a equipe para um melhor equilíbrio da vida pessoal e profissional”.

Leia mais: Porque todo talento de TI deve ser insubstituível

Devido aos problemas que precisam lidar todos os dias, além da solidão do cargo, muitos CEOs acabam colocando a rotina de tarefas acima do cuidado pessoal. “Mesmo involuntária, essa atitude pode desencadear estresse, ansiedade, baixa produtividade e até o burnout. Com isso, além da própria performance, a gestão e os resultados da empresa podem ser afetados”, explica a especialista.

Essa realidade vem mudando nas empresas. Nos últimos anos é crescente o número de líderes e pessoas que buscam terapias alternativas e descompressão para permanecer mentalmente sadias. “Várias pesquisas mostram que quando uma pessoa faz uma pausa, ela recarrega as energias. Ter um hobby melhora o humor, a satisfação, e gera boas ideias. Além do impacto na saúde, os momentos de descompressão fazem com que a volta ao trabalho seja leve, com mais foco, inteligência emocional, melhor comunicação e resiliência para lidar com os desafios”, acrescenta Liana.

Rodrigo Roncaglio, CEO da Guia da Alma, recomenda a terapia para complementar as atividades de descompressão. “É preciso ressaltar que praticar um esporte, ter um hobbie ou ocupar a mente com algo que se gosta pode ser terapêutico, mas para um melhor cuidado da saúde mental e emocional é imprescindível ter o acompanhamento de um profissional da área”.

Na lista abaixo, CEOS e C-levels compartilharem as atividades que utilizam para cuidar da mente, e que podem servir para inspirar outros profissionais.

Tempo inegociável para cuidar de si

Felipe Spina é especialista em marketing digital, investidor, cofundador e CEO do Maestro ABM, software focado na metodologia Account-Based Marketing (ABM) que apoia vendas B2B. Para manter a alta performance, Spina investe semanalmente em terapia e alia a prática a uma escala de exercícios que contam com corrida e musculação. Outro hobby aprimorado nos últimos anos é o da leitura e da escrita, atividade que o tornou autor de três livros, o último deles sobre personalização no marketing digital.

“Meus momentos de descompressão fazem parte da minha agenda e é um tempo inegociável para que eu consiga ter um tempo para mim, além dos negócios. Acredito que cada pessoa vai ter seu próprio impacto na rotina, no meu caso, uso esse tempo de lazer para estimular a criatividade”, afirma Spina, que aponta o foco e a disposição como ganhos diretos do cuidado com a saúde mental.

Visão estratégica

Com 30 anos de carreira na Frahm, empresa de sonorização de ambientes, Dirceu Kniess, de 53 anos, adota os cuidados com a saúde física e mental como diferencial no modo como conduz o cargo de diretor-geral da empresa. “A função do CEO é muita solitária e ter ânimo e cabeça forte para pensar faz com que a tomada de decisão seja melhor, mais clara e segura”, aponta.

A atividade que mais contribui para a sua vida profissional talvez seja o tênis. “Uso o tênis para aliviar a pressão, o estresse e as tarefas que tenho durante o dia. Este é um esporte que te auto-desafia e na vida profissional temos desafios todos os dias”. Ele afirma que o tênis também desenvolve questões importantes que refletem no trabalho como, por exemplo, a estratégia. “Toda partida de tênis, mesmo que você jogue 100 vezes com o mesmo adversário, vai exigir estratégias diferentes para vencer, porque seu concorrente sempre está pensando na próxima jogada com novas estratégias. Isso vale tanto nas quadras quanto nos negócios”, diz Kniess.

Concentração e bom humor

Klayton Martins, CEO da VisãoGeo e cofundador Grupo Verante, é outro adepto dos esportes para manter a saúde física e mental em dia. O executivo divide seu tempo entre as atividades na área de tecnologia e também inclui na agenda a prática de beach tennis e musculação.

“Me sinto muito mais calmo e tranquilo pra passar pelas situações do cotidiano e enfrentar os problemas do dia a dia com a prática de atividades físicas na minha rotina. Quando estou impossibilitado de fazer meu esporte, por alguma lesão, por exemplo, fico mais irritado e menos tolerante”, conta.

Equilíbrio

Empreendedor e investidor-anjo, Jairo Duarte reúne mais de duas décadas no segmento de serviços em tecnologia e criação de soluções para bancos, varejo, indústria e serviços. Hoje é fundador e CEO da YourWay Solution, plataforma que possibilita fazer pedidos, acompanhá-los e pagá-los via celular dentro de restaurantes, bares ou cafés.

Para que ideias disruptivas sejam uma constante, Jairo busca manter a mente saudável e conta com a ajuda dos esportes há pelo menos 13 anos, como corrida, squash e futebol.

“O esporte é mais do que apenas uma atividade física, ele traz o contexto do dia-a-dia. Em muitas coisas você precisa ter disciplina e dedicação para alcançar o sucesso; trabalho em equipe e liderança para aprender, somar habilidades individuais e perceber como o exemplo vale mais que mil palavras! Além de estimular autoconfiança, amor próprio, resiliência e respeito. A autoconfiança fará você perceber que ninguém vai cuidar tão bem de você (fisicamente e espiritualmente) quanto você mesmo; por fim, o fair play aos adversários/concorrentes”, destaca.

A rotina faz com que todo o time se sinta inspirado. “O exemplo é a melhor forma de inspirar. Quando os colaboradores percebem que você não só fala, mas faz, muda a percepção de todos e eles se cobram também”, avalia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.