Microsoft compra produtora de games Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

Aquisição coloca a maior produtora de software do mundo na vanguarda dos jogos – e possivelmente o metaverso da realidade virtual

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9:30 am - 19 de janeiro de 2022
Satya Nadella

Este artigo foi originalmente publicado em 18 de janeiro de 2022

Em uma compra que supera outras, a Microsoft anunciou hoje planos para comprar a empresa de desenvolvimento de jogos digitais Activision Blizzard em um acordo em dinheiro no valor de US$ 68,7 bilhões.

Se a aquisição for aprovada, aumentaria significativamente a já considerável operação de videogame da Microsoft, que inclui “Minecraft” e “Doom”. A coleção de videogames populares da Activision inclui “Call of Duty“, “World of Warcraft” e “Candy Crush” – todos já disponíveis no negócio de consoles Xbox da Microsoft.

O acordo daria à Microsoft uma posição sólida na emergente indústria de metaversos, que mistura o mundo on-line tradicional com o virtual por meio de headsets de realidade aumentada.

“No final, a linha entre os metaversos da empresa e do consumidor sempre seria difusa, e você não pode se concentrar em apenas um”, disse Thomas Bittman, vice-presidente e analista distinto do Gartner Research. “A Microsoft agora está se tornando grande em ambos”.

A aquisição seria a maior da Microsoft e a maior aquisição de qualquer empresa de jogos, superando a aquisição de US$ 12,7 bilhões da Zynga pela Take-Two Interactive, no início deste mês. É mais que o dobro da próxima maior aquisição da Microsoft – sua compra do LinkedIn por US$ 26 bilhões em 2016.

A Microsoft disse que a compra da Activision a tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da chinesa Tencent Holdings Ltd. e da japonesa Sony Group Corp.

Lewis Ward, diretor de Pesquisa do IDC, cujas áreas de cobertura incluem os mercados globais de videogame e realidade aumentada e virtual (AR/VR), disse que o acordo levanta preocupações sobre muita consolidação e concentração de mercado no espaço de jogos.

A estratégia de jogos da Microsoft se expandiu significativamente nos últimos anos com a aquisição da Zenimax Media (Bethesda Software) em setembro de 2020 e o lançamento do Xbox Game Pass e Xbox Cloud Gaming. “Embora o foco da Microsoft na empresa e nos jogos tenha sido mais na construção da plataforma, nos jogos eles estão mudando bastante para fornecer o conteúdo”, disse Bittman.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que o negócio da Activision Blizzard se reportará a Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming.

“Acreditamos que temos uma oportunidade incrível de trazer a alegria e a comunidade dos jogos para todos no planeta, e vamos investir e inovar para criar o melhor conteúdo, comunidade e nuvem para os jogadores”, disse Nadella em comunicado. “Queremos tornar mais fácil para as pessoas se conectarem e jogarem ótimos jogos onde, quando e como quiserem”.

No metaverso do consumidor e dos jogos, a Meta Platforms (anteriormente Facebook) é agora o principal concorrente da Microsoft.

Cerca de 100 funcionários da Microsoft deixaram recentemente o projeto Hololens de realidade mista da empresa; muitos dos desertores supostamente se juntaram ao Meta. É preocupante, disse Bittman, porque é indicativo de que “pelo menos alguns dos funcionários da Microsoft perderam a fé em sua estratégia de VR – e isso precisa mudar”.

“Eu não leio isso como uma jogada para o metaverso”, disse Ward, da IDC. “Não penso na Activision-Blizzard como líder nesse espaço emergente”.

O acordo, disse Ward, é mais sobre a Activision-Blizzard acreditar que está em uma posição enfraquecida e criar uma “saída” para o CEO da Activision, Kotick, e sua empresa.

A Activision está sob escrutínio de várias agências governamentais depois que os reguladores da Califórnia entraram com uma ação contra a empresa em julho por assédio sexual e disparidade salarial de gênero. No processo, o Departamento de Emprego Justo e Habitação da Califórnia [California Department of Fair Employment and Housing alleged Activision] alegou que a Activision discriminava as funcionárias “apesar de as mulheres fazerem um trabalho substancialmente semelhante, designava mulheres para empregos de nível inferior e as promovia em taxas mais lentas do que os homens, e demitia ou forçava as mulheres a se demitirem em frequências mais altas do que os homens”.

Em novembro, mais de 800 dos quase 10.000 funcionários da Activision assinaram uma petição pedindo a renúncia do CEO Bobby Kotick. Os funcionários também fizeram greves em resposta a uma investigação do Wall Street Journal que alegou que Kotick estava ciente das práticas de assédio sexual e discriminação há anos.

Em seu anúncio de hoje, a Microsoft disse que Kotick manterá sua posição após a conclusão da aquisição. Mas o Wall Street Journal, citando fontes, informou que Kotick deixaria o cargo assim que o negócio estivesse concluído.

Bittman disse que espera que a Microsoft permita que a Activision retenha “as partes boas” de sua cultura, e o apoio da Microsoft só ajudará a acelerar os jogos da Activision. Por outro lado, a Microsoft não tolerará o assédio sexual, “então isso é bom” para os funcionários da Activision, disse Bittman.

“Obviamente, a Activision-Blizzard passou por uma fase difícil desde o verão passado e posso entender o porquê”, disse Ward. “Do ponto de vista da Microsoft, é um bom momento para fazer tal oferta”.

A Activision-Blizzard se tornou uma das empresas de desenvolvimento e publicação de jogos independentes e multiplataforma, disse Ward. “Então, se o acordo for aprovado pela regulamentação, isso ainda será um sopro para a ideia de estúdios independentes e, potencialmente, para a ideia de publicação de jogos multiplataforma”.

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