Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Microsoft compra produtora de games Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

Aquisição coloca a maior produtora de software do mundo na vanguarda dos jogos – e possivelmente o metaverso da realidade virtual

Lucas Mearian, Computerworld
09:01 am - 19 de janeiro de 2022
Reprodução/Microsoft

Este artigo foi originalmente publicado em 18 de janeiro de 2022

Em uma compra que supera outras, a Microsoft anunciou hoje planos para comprar a empresa de desenvolvimento de jogos digitais Activision Blizzard em um acordo em dinheiro no valor de US$ 68,7 bilhões.

Se a aquisição for aprovada, aumentaria significativamente a já considerável operação de videogame da Microsoft, que inclui “Minecraft” e “Doom”. A coleção de videogames populares da Activision inclui “Call of Duty“, “World of Warcraft” e “Candy Crush” – todos já disponíveis no negócio de consoles Xbox da Microsoft.

O acordo daria à Microsoft uma posição sólida na emergente indústria de metaversos, que mistura o mundo on-line tradicional com o virtual por meio de headsets de realidade aumentada.

“No final, a linha entre os metaversos da empresa e do consumidor sempre seria difusa, e você não pode se concentrar em apenas um”, disse Thomas Bittman, vice-presidente e analista distinto do Gartner Research. “A Microsoft agora está se tornando grande em ambos”.

A aquisição seria a maior da Microsoft e a maior aquisição de qualquer empresa de jogos, superando a aquisição de US$ 12,7 bilhões da Zynga pela Take-Two Interactive, no início deste mês. É mais que o dobro da próxima maior aquisição da Microsoft – sua compra do LinkedIn por US$ 26 bilhões em 2016.

A Microsoft disse que a compra da Activision a tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da chinesa Tencent Holdings Ltd. e da japonesa Sony Group Corp.

Lewis Ward, diretor de Pesquisa do IDC, cujas áreas de cobertura incluem os mercados globais de videogame e realidade aumentada e virtual (AR/VR), disse que o acordo levanta preocupações sobre muita consolidação e concentração de mercado no espaço de jogos.

A estratégia de jogos da Microsoft se expandiu significativamente nos últimos anos com a aquisição da Zenimax Media (Bethesda Software) em setembro de 2020 e o lançamento do Xbox Game Pass e Xbox Cloud Gaming. “Embora o foco da Microsoft na empresa e nos jogos tenha sido mais na construção da plataforma, nos jogos eles estão mudando bastante para fornecer o conteúdo”, disse Bittman.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que o negócio da Activision Blizzard se reportará a Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming.

“Acreditamos que temos uma oportunidade incrível de trazer a alegria e a comunidade dos jogos para todos no planeta, e vamos investir e inovar para criar o melhor conteúdo, comunidade e nuvem para os jogadores”, disse Nadella em comunicado. “Queremos tornar mais fácil para as pessoas se conectarem e jogarem ótimos jogos onde, quando e como quiserem”.

No metaverso do consumidor e dos jogos, a Meta Platforms (anteriormente Facebook) é agora o principal concorrente da Microsoft.

Cerca de 100 funcionários da Microsoft deixaram recentemente o projeto Hololens de realidade mista da empresa; muitos dos desertores supostamente se juntaram ao Meta. É preocupante, disse Bittman, porque é indicativo de que “pelo menos alguns dos funcionários da Microsoft perderam a fé em sua estratégia de VR – e isso precisa mudar”.

“Eu não leio isso como uma jogada para o metaverso”, disse Ward, da IDC. “Não penso na Activision-Blizzard como líder nesse espaço emergente”.

O acordo, disse Ward, é mais sobre a Activision-Blizzard acreditar que está em uma posição enfraquecida e criar uma “saída” para o CEO da Activision, Kotick, e sua empresa.

A Activision está sob escrutínio de várias agências governamentais depois que os reguladores da Califórnia entraram com uma ação contra a empresa em julho por assédio sexual e disparidade salarial de gênero. No processo, o Departamento de Emprego Justo e Habitação da Califórnia [California Department of Fair Employment and Housing alleged Activision] alegou que a Activision discriminava as funcionárias “apesar de as mulheres fazerem um trabalho substancialmente semelhante, designava mulheres para empregos de nível inferior e as promovia em taxas mais lentas do que os homens, e demitia ou forçava as mulheres a se demitirem em frequências mais altas do que os homens”.

Em novembro, mais de 800 dos quase 10.000 funcionários da Activision assinaram uma petição pedindo a renúncia do CEO Bobby Kotick. Os funcionários também fizeram greves em resposta a uma investigação do Wall Street Journal que alegou que Kotick estava ciente das práticas de assédio sexual e discriminação há anos.

Em seu anúncio de hoje, a Microsoft disse que Kotick manterá sua posição após a conclusão da aquisição. Mas o Wall Street Journal, citando fontes, informou que Kotick deixaria o cargo assim que o negócio estivesse concluído.

Bittman disse que espera que a Microsoft permita que a Activision retenha “as partes boas” de sua cultura, e o apoio da Microsoft só ajudará a acelerar os jogos da Activision. Por outro lado, a Microsoft não tolerará o assédio sexual, “então isso é bom” para os funcionários da Activision, disse Bittman.

“Obviamente, a Activision-Blizzard passou por uma fase difícil desde o verão passado e posso entender o porquê”, disse Ward. “Do ponto de vista da Microsoft, é um bom momento para fazer tal oferta”.

A Activision-Blizzard se tornou uma das empresas de desenvolvimento e publicação de jogos independentes e multiplataforma, disse Ward. “Então, se o acordo for aprovado pela regulamentação, isso ainda será um sopro para a ideia de estúdios independentes e, potencialmente, para a ideia de publicação de jogos multiplataforma”.

Tags:
Activision Blizzard
Microsoft
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados