Metade do trabalho humano em 10 anos será aprimorado por robôs

Para líderes de tecnologia no Brasil ouvidos em estudo do IEEE, crescimento tecnológico será incontrolável nos próximos anos

Author Photo
10:05 am - 05 de fevereiro de 2022

Nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs. Pelo menos é o que acreditam 48% dos líderes de TI brasileiros ouvidos na pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além”, feito pelo IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).

O estudo global ouviu CIOs, CTOs, diretores de TI e outros líderes de tecnologia nos EUA, China, Reino Unido, Índia e Brasil de diferentes indústrias, incluindo serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, governo, saúde, varejo, tecnologia e telecomunicações. Para os executivos, a Inteligência Artificial assumirá cada vez mais o protagonismo nas estratégias, produtos e serviços das organizações.

egundo o estudo, 95% dos executivos de TI concordam – incluindo 66% que concordam fortemente – que a IA conduzirá a maior parte da inovação em quase todos os setores da indústria nos próximos cinco anos. Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G também estão entre as tecnologias mais importantes para o ano de 2022 na visão dos líderes de TI dos países entrevistados.

Leia também: Mais da metade das grandes empresas brasileiras vai contratar em 2022

Existe uma expectativa grande pelo 5G, que dará suporte a essas outras tecnologias citadas na pesquisa, indica Raul Colcher, membro do IEEE e presidente da Questera Consulting. “Muitas áreas serão fortemente impactadas como no setor de medicina, com a possibilidades de cirurgias remotas com robôs. Para isso é necessário requisitos sobre as redes de telecomunicação e o 5G atende melhor esses requisitos do que as tecnologias anteriores”, destaca.

Avanço incontrolável no Brasil

Para os executivos de TI brasileiros, o setor de serviços financeiros (54%) foi o mais impactado em 2021 pela tecnologia de forma geral, seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%). Para 64% deles, o crescimento tecnológico será incontrolável nos próximos anos.

A automação refletirá também na mão de obra, tendo em vista que 48% dos líderes de TI no Brasil acredita que metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs nos próximos 10 anos.

Impacto do 5G

A quinta geração de telefonia móvel também é aguardada pelos CIOs e CTOs no Brasil, tendo em vista que ela foi uma das tecnologias mais citadas na pesquisa do IEEE.

Quando perguntados quais das seguintes áreas o 5G mais beneficiará no próximo ano, os líderes de tecnologia apontaram:

  • Telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de registros de saúde (24%)
  • Ensino e educação em distância (20%)
  • Comunicações pessoais e profissionais do dia a dia (15%)
  • Entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo (14%)
  • Fabricação e montagem (13%)
  • Transporte e controle de tráfego (7%)
  • Redução de carbono e eficiência energética (5%)
  • Agricultura (2%)

O número de dispositivos conectados também aumentou em um ano. Como resultado da mudança para o trabalho híbrido e a pandemia, mais da metade (51%) dos entrevistados no mundo todo afirmam que o número de dispositivos conectados aos seus negócios – como smartphones, tablets, sensores, robôs, veículos e drones –, aumentou até 1,5 vezes. Para 42% dos entrevistados o número de dispositivos aumentou mais de 1,5 vezes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.