Mercedes-Benz leva solução de Internet das Coisas para fábrica no Brasil

Adoção de tecnologia agora otimiza trabalho de funcionários e torna processo de montagem mais transparente e eficiente

Author Photo
9:27 pm - 07 de fevereiro de 2023

Com uso de etiquetas eletrônicas, a Mercedes-Benz do Brasil passou a automatizar parte do trabalho de pré-montagem e montagem de cabinas de caminhões que a empresa produz em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, região metropolitana de São Paulo. Com a Internet das Coisas (IoT), a unidade agora automatiza a contagem e a reposição de peças usadas nessas etapas em um trabalho que otimiza a rotina de colaboradores que lidam com o Kanban, quadro de sinalização que controla os fluxos de produção e transporte de kits.

As etiquetas eletrônicas (ESLs, na sigla em inglês para Electronic Shelf Labels) carregam informações que exibem características de cada peça, além de código e destino que orientam as próximas etapas de curso da peça em questão. Dados gerenciais como data de entrega e status do pedido também são informados. Qualquer alteração nesses dados é atualizada de forma instantânea e em tempo real, o que garante transparência, flexibilidade, maior controle, segurança e conformidade com os prazos contratados.

As etiquetas estão integradas a um sistema de gestão criado pela própria multinacional, e a um controlador lógico programável, que coordena as atividades dos robôs na linha de montagem. A Seal Sistemas foi a empresa responsável por implementar a tecnologia na linha de produção.

Segundo a montadora, as etiquetas aceleraram a conferência da maior parte dos componentes utilizados na produção de cada cabina. Ao mesmo tempo, simplificam o processo de pedido de peças e apoiam o gerenciamento de estoques e equipamentos no local da fabricação.

“Como resultado desse projeto-piloto na montagem de cabinas, as ESLs nos trouxeram maior agilidade na localização de peças na linha de produção e acuracidade nas informações exibidas no visor, que passaram a ser atualizadas em tempo real. A eliminação do uso de papeis impressos nessa etapa também garantiu a correta identificação de racks, carrinhos de pré-montagem e cabinas que entram na linha de montagem, além de maior consciência ambiental entre os colaboradores na planta”, afirma Kleber Eudóxio Ribeiro, Engenheiro de Manufatura da Mercedes-Benz do Brasil.

Como próxima etapa, a área de Engenharia de Manufatura da Mercedes-Benz do Brasil planeja expandir a adoção das tags para todas as etapas da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo.

“O projeto que realizamos na Mercedes-Benz do Brasil demonstra toda a aplicabilidade e poder de adaptação das etiquetas eletrônicas – cuja presença já é muito consolidada no setor varejista – também para processos de montagem complexos, com muitas etapas e particularidades. Os resultados positivos em uma parte do processo de produção de caminhões demonstram o enorme potencial da tecnologia para beneficiar toda a linha de montagem. Consideramos a implementação na fabricante uma referência de aplicação das ESLs na indústria”, diz Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.