Mercedes-Benz e Google desenvolverão sistema de navegação exclusivo
Montadora também anunciou detalhes do seu seu sistema operacional, o MB.OS, que ainda será lançado
A Mercedes-Benz anunciou uma colaboração estratégica de longo prazo com o Google para desenvolver e implementar uma experiência de navegação automotiva. É a primeira vez que uma montadora construirá sua própria experiência de navegação de marca com base em dados veiculares e recursos de navegação da plataforma Google Maps incorporada ao sistema operacional da montadora, o MB.OS.
A parceria dará acesso à principal oferta geoespacial do Google, incluindo informações de tráfego preditivas e em tempo real, reencaminhamento automático, entre outras funções. Os motoristas também poderão usar o aplicativo do YouTube no sistema de infoentretenimento quando estacionados e ao usar o sistema de condução autônoma, quando permitido. Clientes também terão acesso ao Place Details fornecido pelo Google, ajudando-os a encontrar informações detalhadas sobre empresas e locais em todo o mundo.
Leia ainda: Aumenta a adoção de ferramentas de segurança, mostra relatório da Okta
A Mercedes-Benz também revelou mais detalhes do seu sistema operacional, o MB.OS, que ainda será lançado. A previsão, segundo a montadora, é que o OS seja lançado “em meados da década” e com com a nova plataforma de automóveis denominada MMA (Mercedes Modular Architecture).
Projetado e desenvolvido internamente, o MB.OS terá base em uma arquitetura “chip-to-cloud” e entre suas funções está o gerenciamento do relacionamento com o cliente e uma integração completa com as funções do automóvel.
Parceria de software
Segundo a empresa, o sistema operacional será padronizado em todo o portfólio de veículos, assim estará pronto para atualizações de seus produtos e aberto para parceiros selecionados. Entre os parceiros do MB.OS está a Nvidia, que fornece seu conhecimento em software, dados e IA, bem como seu sistema on-chip Orin para aprimorar os sistemas de condução autônoma SAE níveis 2 e 3. Algumas versões também serão equipadas com os sensores de última geração de detecção de luz e distância LiDAR da Luminar.
O Sistema Operacional da montadora desacopla o hardware do software, o que permitirá ciclos de inovação mais rápidos, aumentando a flexibilidade e a velocidade das atualizações. Segundo a empresa, no MB.OS tudo será totalmente conectável por meio do Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isso fornece a base para serviços conectados para toda a frota de veículos e permite que a Mercedes-Benz proteja os dados do cliente, pois a empresa mantém o controle total sobre toda a infraestrutura crítica.
Os esforços em software estão se tornando uma parte substancial da empresa para o processo de desenvolvimento de produtos e o plano de investimento, com cerca de 25% do orçamento de Pesquisa & Desenvolvimento alocado para software em meados da década.