Mercado de trabalho de dados reduz diferenças salariais entre gêneros

Mulheres pretas e pardas ainda têm remuneração menor que homens brancos, mas discrepâncias caíram, diz estudo

Author Photo
11:25 am - 27 de março de 2024
mercado de trabalho, dados Imagem: Shutterstock

O mercado de trabalho para profissionais de dados segue atraente, com pagamentos acima da média do mercado de tecnologia, especialmente para aqueles com mais experiência. E apesar da falta de diversidade, com homens ainda recebendo mais que mulheres, houve redução do gap salarial, na comparação com anos anteriores.

É o que revela uma nova edição da pesquisa State of Data, realizada anualmente pela Bain & Company, dessa vez em parceria com a Data Hackers. A pesquisa busca desenhar um perfil detalhado do mercado de trabalho e dos profissionais da área de dados no Brasil, e ouviu 5.200 pessoas do setor ao longo de novembro de 2023.

O estudo descobriu que a diversidade nessa área segue sendo um problema, com a maioria dos respondentes pertencendo ao gênero masculino (76,2%). Os 23,8% de pessoas de outros gêneros fica abaixo dos 24,5% da edição anterior, mas a diferença salarial em cargos de liderança caiu, apesar de ainda existir.

Veja também: 18 oportunidades de vagas e cursos em TI

Ela pode chegar a 32% no começo da carreira. Mulheres brancas recebem cerca de 15,5% a menos que homens brancos, e mulheres pardas e pretas em média 12,6% menos do que homens pardos e pretos. A maior discrepância entre grupos é entre homens brancos e mulheres pardas e pretas, que chega a 24,6%.

Segundo os organizadores do estudo, houve “melhora significativa na comparação com a edição anterior do levantamento”. Mesmo assim, mulheres pardas e pretas recebem 8,9% a menos que homens brancos no nível júnior; e 5,1% e 14,2% nos níveis pleno e sênior; e 16,8% menos em cargos de gestão.

Em 2022, a diferença entre homens brancos e mulheres pretas e pardas era maior em todos os níveis: 10,2% para júnior, 12,5% e 12% nos níveis pleno e sênior e 23,1% no nível de gestão.

Possibilidades de trabalho

Segundo o estudo da B&C, o formato de trabalho alternativo é um dos pontos mais valorizados por colaboradores da área de dados. Quase três em quatro (74,8%) afirmam que buscariam outra oportunidade em regime remoto ou híbrido caso a empresa volte ao presencial.

Mais de 46% dos profissionais trabalham em modelo totalmente remoto, e a preferência por ele vem aumentando.

Embora 73% dos profissionais se digam satisfeitos nas empresas em que atuam, a falta de oportunidade de crescimento é o maior motivo de insatisfação entre os que dizem o contrário. O principal critério levado em conta na hora de escolher uma empresa é a remuneração (81% das menções em 2023 versus 75,2% em 2022).

A inteligência artificial generativa surge como ferramenta de pesquisa para 62,5% dos respondentes. No entanto, a relevância para cada setor é diversa – no varejo a tecnologia não é priorizada (40%) ou sequer está em uso (17,5%); já no segmento de tecnologia/digital ela é a principal prioridade (19,6%) ou está entre os focos da companhia para os próximos anos (26,5%).

A aplicação de IA generativa é, em grande parte, realizada por conta própria, por meio de soluções gratuitas para 67% dos respondentes. Apenas 7% afirmam utilizar soluções pagas fornecidas pela empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.