Mercado de smartwatch cai 51,6% no terceiro trimestre. Afinal, o que aconteceu?

Author Photo
10:40 am - 25 de outubro de 2016

O mercado de relógios inteligentes em todo o mundo experimentou queda no terceiro trimestre de 2016, resultando em declínio ano a ano em volumes de embarque. De acordo com dados da IDC, o total de volumes smartwatches alcançou 2,7 milhões de unidades no período, decréscimo de 51,6% em relação aos 5,6 milhões de igual período do ano anterior.

Embora a redução seja significativa, o terceiro trimestre de 2015 foi o primeiro no qual o relógio da Apple chegou ao varejo depois de um lançamento on-line limitado. Enquanto isso, a segunda geração do Apple Watch estava disponível apenas nas duas últimas semanas do terceiro trimestre de 2016.

Segundo observa Ramon Llamas, gerente de pesquisa para a equipe de wearables do IDC, o declínio acentuado dos volumes de embarque de relógios inteligentes reflete a maneira como plataformas e fornecedores estão reformulando suas estratégias na área.

A Apple revelou novo visual o watchOS que não chegou no lançamento do segundo relógio no final de setembro. O Android Wear 2.0, disponível somente em 2017, tem impactos em seus parceiros OEM quanto à possibilidade de lançar dispositivos antes ou após as férias. O Samsung Gear S3, anunciado em setembro, ainda será lançado.

“Tornou-se também evidente que smartwatches não são para todos”, avalia Jitesh Ubrani, analista de pesquisa sênior da IDC. “Ter um propósito e uso caso claro é fundamental, portanto, muitos vendedores estão se concentrando na aptidão devido à sua simplicidade”, observa.

No trimestre, em termos de market share, a Apple manteve sua posição no topo, com 70,2%. Em segundo lugar está Garmin, com 2,3%, seguida por Samsung, Lenovo e Pebble.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.