Melhores empresas para trabalhar em TI investem em talentos e inovação

Author Photo
12:04 pm - 08 de agosto de 2014
Melhores empresas para trabalhar em TI investem em talentos e inovação
Reconhecimento e satisfação. Essas duas palavras definem o sentimento das empresas premiadas na 9ª edição do Great Place To Work Tecnologia da Informação, realizada na noite desta quarta-feira (7) na sede da IT Mídia, em São Paulo. O estudo, realizado com 223 empresas, mediu índices de satisfação dos funcionários com relação às práticas corporativas das instituições em que trabalham. 
Questões relativas a flexibilidade de horário, investimento em treinamentos e capacitações, além de bom relacionamento entre equipes e gestores foram pontos primordiais para as empresas que se destacaram nos depoimentos dos mais de 287 mil funcionários ouvidos pela instituição, em ano recorde de inscrições.

Reconhecimento

“Para nós, a conquista do prêmio é uma forma de mensurar o trabalho que realizamos diariamente na companhia para manter um bom ambiente de trabalho, além de um reconhecimento por tudo que praticamos ao longo do ano”, definiu diretora de Recursos Humanos da Westcom Group na América Latina, Debora Gutierrez. A empresa ficou na 53ª colocação da lista.

Já a EMC, 45ª colocada, enfatizou a importância de investir nas equipes e como o fato de receber o prêmio influencia positivamente entre os colaboradores. “É importante por reforçar as práticas de recursos humanos e também pelo potencial de atração de novos talentos, que desejam trabalhar em um local reconhecido pelas suas práticas”, detalhou a  supervisora de Recursos Humanos da empresa, Pamela Alves.

“Para nós, é um reconhecimento do clima de trabalho, da equipe, do ambiente saudável que nós tentamos criar dentro da empresa. Como eu mesmo comecei como funcionário, dentro da companhia não temos essas coisas de separar líderes e equipe. Para nós, todos são iguais”, relatou Felipe Calixto, diretor presidente da Sankhya, empresa mineira que esteve na 51ª colocação. 

Mudança cultural nas empresas

A edição deste ano também mostrou uma mudança no perfil das empresas do setor. Sabendo que grande parte dos novos talentos pertencem à geração Y, jovens que nasceram na década de 80, muitas companhias passaram a repensar a maneira com a qual os funcionários são reconhecidos e motivados, para desde evitar conflitos de gerações e atender aos anseios de um grupo para quem se sentir parte integrante de um ideal e de um resultado coletivo é muito importante. 

A Dell, na sétima colocação, vê que as companhias na verdade “acordaram” para essa realidade de mercado. “As empresas perceberam a necessidade de atender às expectativas da nova geração, e estão usando isso como uma nova ferramenta de competitividade na hora de buscar novos talentos”, concluiu o diretor executivo da Dell, Marcelo Medeiros.

“A mudança [de perfil das empresas] é muito positiva, mas ainda é preciso amadurecer. Além disso, é necessário criar práticas que sejam voltadas ao mercado brasileiro e a cultura local, e não apenas importar as boas práticas já utilizadas em outros países e adaptá-las para cá”,  opinou a consultora sênior de Recursos Humanos da Symantec, Jessica Sandin. A companhia de segurança ficou na 90ª colocação do ranking.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.