Mais de 400 mil malware foram descobertos por dia em 2023, alerta Kaspersky

Windows continua sendo plataforma-alvo da grande maioria dos ataques

Author Photo
9:11 am - 10 de janeiro de 2024
malware Imagem: Shutterstock

O cenário de ciberameaças não deu sossego para as organizações em 2023. Um novo levantamento feito pela Kaspersky alerta para um cenário de evolução dos atacantes. No ano passado os sistemas de detecção da empresa bloquearam quase 125 milhões de arquivos maliciosos, com uma média de 411 mil arquivos bloqueados todos os dias. O volume representa um aumento de quase 3% se comparado ao ano anterior.

O principal alvo desses ciberataques continua sendo o Windows, sendo a plataforma-alvo de 88% dos malware encontrados diariamente. Houve um aumento diário significativo (53%) de malware disfarçados de vários documentos, como Microsoft Office e PDFs, que registraram um total próximo de 24 mil arquivos. Na análise da Kaspersky, o crescimento pode estar ligado a um aumento dos ataques de phishing que usam arquivos PDF para realizar infecções nos sistemas alvo com o objetivo de roubar dados.

Leia mais: 9 tendências em cibersegurança que devem alertar empresas em 2024

Já em relação ao tipo de malware mais difundido, o trojan continua liderando seu posto. Porém, houve um aumento notável no uso de backdoors, que registravam 15 mil arquivos detectados por dia em 2022 e subiram para 40 mil bloqueios em 2023. Os especialistas da Kasperky alertam que os backdoors consistem em uma ameaça mais perigosa que o trojan, já que fornecem aos golpistas controle remoto sobre o sistema invadido para realizar tarefas como enviar, receber, executar e apagar conteúdos, bem como recolher dados confidenciais e registar a atividade do computador.

“O cenário das ciberameaças continua evoluindo e está mais perigoso ano após ano. Os criminosos continuam criando novos malware, técnicas e métodos para atacar organizações e indivíduos. O número de vulnerabilidades comunicadas também aumenta anualmente e os criminosos, incluindo os grupos de ransomware, as utilizam constantemente”, avalia Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina. “Novos grupos surgem devida a proliferação da IA, que está sendo usada na criação de mensagens de phishing mais convincentes. Nestes tempos, é essencial, tanto para as grandes organizações como para cada pessoa, adotar soluções de segurança confiáveis.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.