Maioria dos millennials quer começar negócio próprio, aponta pesquisa
A Mastercard divulgou um estudo encomendado à Harris Research sobre o comportamento de consumo dos millennials na América Latina. O estudo revelou que 64% dos millennials latino-americanos adotam novos comportamentos que constantemente desafiam o “status quo”.
Essa geração não quer esperar por soluções para os problemas que enfrentam, e 77% dos entrevistados concordam que precisam construir seu próprio caminho para o sucesso, sem depender de terceiros, enquanto 75% querem abrir seu próprio negócio. Os millennials acreditam que a educação e as experiências de vida são as duas principais características que compõem sua identidade.
O estudo revelou que a independência financeira é a prioridade dessa geração. Isso talvez seja explicado pelo fato de que 67% dos millennials latino-americanos estão passando por instabilidades financeiras. Como um grupo, os millennials querem construir uma sociedade mais robusta.
O estudo destacou que 44% dos entrevistados sentem que sua geração está mais envolvida em suas comunidades quando comparada com gerações anteriores. Para 71% dos entrevistados, o trabalho deve envolver algo que tenha significado em suas vidas.
No Brasil, por exemplo, um em cada três entrevistados declarou dedicar tempo a uma atividade social ou a uma causa. Embora o que os millenials desejam seja, acima de tudo, a possibilidade de viajar, é possível notar a importância da tecnologia na vida dos jovens latino-americanos. E fica evidente que a tecnologia faz parte de sua identidade como uma geração: 85% das mulheres entrevistadas acreditam que não teriam o mesmo nível de educação sem acesso à tecnologia digital.
Em geral, 52% acreditam que a tecnologia digital tem o poder de resolver muitos dos problemas que a sociedade enfrenta. Esta geração transcendental está sempre à procura de novas inovações tecnológicas, e um em cada três millennials latino-americanos consideram-se ‘pioneiros’ na adoção de novas tecnologias. Os dispositivos móveis são o principal meio de capacitação, e os millenials da América Latina passam uma média de 18 horas por dia consumindo conteúdo multimídia, compartilhado, principalmente, por seus amigos.
Instituições financeiras podem impactar a vida de millennials latino-americanos de diversas maneiras. O estudo revelou que a geração Y quer mais facilidade para:
• Reduzir dívidas (65%)
• Gastar seu dinheiro com mais inteligência (64%)
• Monitorar despesas mais eficientemente (62%)
• Planejar um orçamento (61%)
• Investir seu dinheiro (58%)
• Investir em negócios inovadores (57%)
Brasil
No Brasil, para 32% dos millennials, dedicar seu tempo a uma causa social no qual acreditam é uma prioridade. Além disso, 74% pesquisam produtos online antes de finalizar uma compra. Em termos de online banking, metade dos millennials brasileiros dizem que seu banco não está atendendo às suas expectativas.