Líderes empresariais e de TI estão mais otimistas que trabalhadores sobre uso de IA
Discrepância de pelo menos 26 pontos percentuais aparece em estudo da HP sobre relacionamento com o trabalho

Se a inteligência artificial (IA) foi muitas vezes vista, no mundo do trabalho, como fator de ameaça, não é bem o que líderes e trabalhadores estão pensando – muito embora as lideranças tenham visão muito mais positiva da tecnologia. É o que diz um estudo da HP divulgado essa semana que entrevistou mais de 15.600 respondentes em 12 países, e que explora como os funcionários se relacionam com o trabalho ao redor do mundo.
Os dados do Índice HP de Relacionamento com o Trabalho indicam que a IA tem potencial para criar relações mais saudáveis entre as pessoas e o trabalho: 54% dos trabalhadores do conhecimento acham isso, posição bem abaixo dos 72% dos líderes empresariais e 70% dos decisores de TI acham que a IA pode melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Uma proporção semelhante acredita que a IA pode simplificar tarefas e facilitar o trabalho (75% dos líderes e 58% dos trabalhadores do conhecimento). Para 76% desses últimos, aliás, principalmente aqueles em economias em crescimento, a IA vai tornar o trabalho “mais fácil”; e para 75% “mais interessante” (nas economias mais maduras são 48% e 44%, respectivamente).
IT Forum Trancoso 2024: Humanidade e sustentabilidade viram tema de debate entre CIOs
“A IA representa uma oportunidade significativa de transformar nossa dinâmica de trabalho e criar um ambiente mais positivo e produtivo para todos”, diz em comunciado Dave Shull, presidente de soluções para a força de trabalho da HP. “Para promover maior compreensão e aceitação da IA e garantir que os funcionários saibam como colher benefícios, os líderes das empresas devem tomar a iniciativa de informar sobre o potencial da IA e liderar sua integração efetiva.”
Líderes da IA
Segundo o estudo, a diferença de percepção sobre a IA entre líderes empresariais, decisores de TI e trabalhadores do conhecimento mostra uma necessidade de os líderes comunicarem os benefícios da IA e educarem funcionários sobre como integrá-la aos processos de trabalho.
Segundo a pesquisa, há incerteza sobre as melhores formas de usar IA e colher benefícios. Quase dois quintos (42%) das pessoas se sentem inseguras sobre quando usar IA no local de trabalho, e 41% se sentem mal equipados para aproveitar o potencial da IA.
Para 73% dos líderes e 66% dos trabalhadores do conhecimento, é preciso haver treinamentos adequados em IA.
Relações tensas
Apesar dos números aparentemente positivos sobre a IA, o estudo mostra que há uma tensão nas relações entre pessoas e trabalho, e apenas 27% dos trabalhadores do conhecimento dizem ter uma relação saudável com o trabalho. Ao mesmo tempo, as expectativas quanto ao trabalho aumentaram, conforme relatado por 58% da amostra global.
Isso é especialmente evidente em economias em crescimento, com 71% dos trabalhadores tendo aumentado expectativas nos últimos três anos, em comparação com 50% em economias maduras.
O estudo foi encomendado pela HP e feito em pesquisa online pela Edelman Data & Intelligence (DxI). Foram feitas entre 9 de junho e 10 de julho de 2023 em 12 países (EUA, França, Índia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, México, Brasil, Canadá e Indonésia). Responderam 15.624 pessoas.
Mais dados sobre o relatório podem ser vistos nesse link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!